ESPECIAL - Câmara promove Seminário Internacional Fontes Renováveis de Energia

Debate, que se reralizará amanhã, dia 14, deve reunir especialistas como o diretor da Agência Internacional de Energia Renováveis. Veja na matéria da Agência Câmara de Notícias:

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica promoverá nesta quarta-feira (14) o Seminário Internacional Fontes Renováveis de Energia. O objetivo do seminário é promover um diálogo entre Executivo, indústria e acadêmicos sobre políticas públicas para o setor, de forma a torná-lo uma opção competitiva, sustentável e inclusiva socialmente, valorizando as potencialidades locais com geração de emprego e capacitação de mão de obra regional.

O seminário foi sugerido pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC). Ele explica que as energias renováveis são assunto que vem ocupando progressivamente espaço na agenda política dos Estados dos quatro cantos do mundo, em função da preocupação crescente com o esgotamento dos recursos fossilizados e com os prejuízos ambientais decorrentes do seu uso.

Uczai acrescenta que muitos países vêm assumindo compromissos para a redução da emissão dos gases do efeito estufa, bem como as diretrizes estabelecidas no Protocolo de Kyoto, do qual o Brasil é signatário.

Foram convidados para o evento:
- o diretor de Inovação da Agência Internacional de Energia Renováveis, Dolf Gielen;
- o diretor do Programa Energia da GiZ (Empresa de Cooperação Técnica Alemã no Brasil), Dirk Assmann; e
- o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever aqui.

O encontro será realizado a partir das 9h30, no auditório Nereu Ramos.