MODERNIZAÇÃO - Assembleia do Ceará instala Conselho Consultivo das Comissões Técnicas

Representantes de entidades e personalidades de notório saber vão subsidiar decisões da Mesa Diretora. Com a iniciativa, o povo cearense ganha um instrumento democrático para participar de forma mais efetiva da atividade político-parlamentar no Estado.
MODERNIZAÇÃO - Assembleia do Ceará instala Conselho Consultivo das Comissões Técnicas

Assembleia do Ceará - fachada - 18/10/2011

Conselho poderá até apresentar projetos de iniciativa popular. Veja mais detalhes na matéria da Agência de Notícias da ALCE:
A Assembleia Legislativa realiza, às 15 horas desta terça-feira (18/10), a solenidade de instalação do Conselho Consultivo das Comissões Técnicas Permanentes da Casa. O órgão orientará as ações da Mesa Diretora e foi anunciado pelo presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB), em fevereiro deste ano, tão logo o socialista assumiu o comando do Parlamento. O evento acontecerá no Plenário 13 de Maio.

Com o Conselho, o Legislativo Estadual pretende assegurar ainda mais a participação popular nas decisões tomadas pelos deputados. Este é um princípio previsto na Constituição Federal de 1988. O colegiado será composto por representantes das entidades da sociedade civil cearense e personalidades acadêmicas de notório saber.

As personalidades escolhidas foram Antonio Cláudio Ferreira Lima, Francisco Auto Filho, João Francisco Saraiva Menezes, Manfredo Araújo Rodrigues, Maria da Penha Maia Fernandes, Raimundo Francisco Padilha Sampaio, Roberto Martins Rodrigues, Valmir Pontes Filho, Valton Miranda Leitão e Lindenberg Lima Gonçalves.

Já a lista de entidades convidadas reúne 20 nomes. São eles: José Maria de Barros Pinho, da Associação Cearense de Letras; Eliene Leite Araújo Brasileiro, da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece); Adísia Sá, da Associação Cearense de Imprensa; Esmelino Paiva Paulino, da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB); Maria do Socorro Ferreira Osterne, do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc); Joaquim José Nunes Neto, do Conselho Estadual de Saúde (Cesau); Preto Zezé, da Central Única das Favelas (Cufa); Flávio Viriato de Saboya Neto, da Federação da Agricultura do Ceará (Faec); Francisco de Assis Costa Cavalcante; da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e Afonso Taboza Pereira, da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Também compõem o grupo: Cláudia Maria Meneses Brilhante, da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio); Maria Clélia Lustosa Costa, do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará; Odilon Almeida Filho, do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE); Ivo Braga da Rocha, da União Nacional dos Estudantes no Ceará (UNE-CE); Fábio Robson Timbó Oliveira, da (Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE); Francisco Jerônimo do Nascimento, da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (Cut-CE); Lucilene Batista de Lima, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará; Natanael Alves Mota, da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza e José AfroLourenço Fernandes, da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). Representante da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) ainda será indicado.
BC/CG