INTEGRAÇÃO - Por iniciativa do Interlegis, representantes de todas as regiões participaram do Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas

INTEGRAÇÃO - Por iniciativa do Interlegis, representantes de todas as regiões participaram do Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas

Mesa de abertura do III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, no Maranhão - 10/11/2011

Organizado pela Assembleia do Maranhão, o Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas começou a sua terceira edição nesta quinta-feira, 10/11. Segundo disse o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, durante a abertura, o evento é fruto de decisão do encontro anterior em Florianópolis e o desafio é manter acesa a chama da integração e modernizadção do Poder Legislativo, que depende da participação de todos.

Participaram da mesa inicial, também: o deputado Arnaldo Melo, presidente da Casa; Dóris Marize Peixoto, do Senado; Rogério Ventura Teixeira, da Câmara dos Deputados; o consultor de planejamento, Gustavo Morelli; o ministro Augusto Shermann Cavalcanti, do Tribunal de Contas da União; e o diretor-geral da ALEMA, Heraldo Marinelli, presidente do fórum virtual que planejou e definiu as linhas do encontro o encontro. No total, entre gestores de assembleias e de câmaras de capitais, havia 29 participantes.

Dóris Peixoto, diretora-geral do Senado, destacou que o evento favorecia o encontro de colegas que compartilham os mesmos problemas e podem trocar soluções. Rogério Teixeira, da Câmara dos Deputados declarou que era fundamental essa troca de experiências, pois o Poder Legislativo era de difícil administração, pelo seu caráter essencialmente democrático. Ele também comemorou que a iniciativa de integrar os diretores-gerais vem em boa hora, uma vez que várias outras instâncias da gestão das casas legislativas já dispõem de encontros semelhantes.

Ao final do evento, será assinada a Carta de São Luís, com todas as decisões e indicações do Encontro. O presidente do fórum virtual que reúne dirigentes de casas legislativas apresentou uma proposta de estatuto para a criação oficial da entidade. As palestras do III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas tratam to tema central Gestão Pública e Governança e acontecem nos dias 10 e 11/11, no auditório Fernando Falcão. São palestrantes: Ministro Augusto Shermann Cavalcanti (TCU), Dóris Marize Peixoto (Senado), economista Gustavo Morelli, Rogério Ventura Teixeira (Câmara dos Deputados), e Haroldo Tajra (Interlegis) e Robério Henrique Costa (CIEE Nordeste).

Ainda na programação:  Relatos de experiências Conselho Gestor da Assembleia do Rio Grande do Sul, com Ricardo Arend Haesbaert (superintendente-geral da ALRS); Troca da frota pelo Sistema Trading da Assembleia de São Paulo, com Celso Pinhata Junior (secretário-geral de Administração da ALSP); Modelo de Excelência na Assembleia de Santa Catarina, com Carlos Alberto de Lima Souza (diretor-geral da ALSC); Protocolo .leg.br. - Painel sobre Estrutura Organizacional das Casas Legislativas, com Heraldo Marinelli (ALMA), Eduardo Vieira Moreira (ALMG), e Celso Pinhata Junior (ALSP).