CAPACITAÇÃO - Interlegis prepara novos gestores de projetos executivos de comunicação
No dia 22 de dezembro, o Interlegis promoveu uma reunião na sede do Programa, para apresentar a distribuição dos projetos executivos para a área de Comunicação das câmaras municipais nos próximos dois anos. O objetivo do encontro foi mostrar o papel do Programa na modernização e integração das casas legislativas aos servidores das áreas de Relações Públicas e de Projetos Especiais, do Senado.
O diretor de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, Francisco Etelvino Biondo, contou como foi a evolução do Programa durante seus quase 15 anos de existência e sua importância no âmbito da comunidade legislativa.
Biondo explicou que o processo de elaboração do projeto executivo começa com um diagnóstico in locu da situação da respectiva câmara. É designado um gestor, que propõe uma série de ações de comunicação a ser implementada. Um documento oficial é enviado para a aprovação e assinatura do presidente da casa.
A estratégia se baseia em duas propostas. A primeira é levar ações que promovam um trabalho melhor de comunicação. A outra visa conseguir gestores, que sirvam como ponte entre o Interlegis e as câmaras, acompanhando o projeto executivo durante um ano. O conteúdo do documento pode ser alterado, caso haja necessidade, e ter a validade prorrogada no final do período.
Entre as sugestões gerais, estão a criação de veículos próprios para a divulgação jornalística da atividade político-parlamentar, a montagem de assessoria de imprensa, produção de material de propaganda institucional, implantação de ouvidoria, organização de eventos, entre outras. Enfim, ações que melhorem a comunicação entre os públicos internos e externos das casas.
Segundo Débora Pais, responsável pelo gerenciamento dos projetos executivos da área de Comunicação, as Câmaras de Irecê e Luís Eduardo Magalhães (BA), Agudo e Bento Gonçalves (RS), já assinaram o documento.