CAPACITAÇÃO - ILB tem 21 cursos a distância gratuitos e abertos ao público

Acesse todos os cursos EAD do ILB aqui!

Confira os detalhes na matéria da Agência Senado:

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal que visa à capacitação técnico-profissional de servidores públicos, oferece, já no início de 2011, 21 cursos a distância gratuitos e abertos ao público em geral. O Instituto fornece, aos aprovados, certificado e declaração (com o conteúdo programático) emitidos eletronicamente e impressos pelo próprio aluno. As informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3303-1684 ou no site do instituto.

A matrícula já está disponível para 11 cursos sem tutoria, nos quais os alunos estudam e fazem avaliação exclusivamente por meio da internet, sem acompanhamento de um tutor. O material didático é fornecido pela internet. O certificado é concedido mediante aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final, de acordo com o sistema avaliativo automático do ILB.

Os cursos sem tutoria são: Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico; Doutrinas Políticas Contemporâneas: Liberalismo; Doutrinas Políticas Contemporâneas: Socialismo; Doutrinas Políticas Contemporâneas: Social-Democracia; Doutrinas Políticas Contemporâneas: Novas Esquerdas; Ética e Administração Pública; Excelência no Atendimento; Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul; O Papel do Senado como Estrutura de Poder Político; Princípios Constitucionais do Poder Legislativo; e Processo Legislativo.

Já os cursos em que o aluno pode ter o acompanhamento de um tutor exigem pré-matrícula, além de outros pré-requisitos. A pré-matrícula pode ser feita de 7 a 15 de fevereiro para os seguintes cursos: Gestão Administrativa no Setor Público; Licitação e Contratos Administrativos; Relações Internacionais: Teoria e História; Relações Internacionais: Temas Contemporâneos; Direito Eleitoral; Fundamentos da Ciência Econômica; Novo Acordo Ortográfico - Teoria e Prática; Introdução ao Orçamento Público; e Introdução à Tutoria em Educação a Distância.

Todos os cursos do ILB têm como público alvo os servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, além de servidores de órgãos conveniados e dos parlamentos de língua portuguesa e do Mercosul. Mas são abertos ao público em geral. O ILB alerta que o número de vagas é sempre bastante inferior ao da demanda.

O instituto informa que cada aluno só pode fazer um único cadastro e só pode se matricular simultaneamente em, no máximo, um curso com tutoria e outro sem tutoria. Os cursos são para livre capacitação e, por isso, não necessitam nem têm a chancela do Ministério da Educação. O candidato que desistir ou for reprovado terá seu cadastro bloqueado por três meses para novas matrículas nos cursos sem tutoria e por seis meses para os cursos com tutoria.

José Paulo Tupynambá / Agência Senado


Francisca das C. F. Campêlo
Francisca das C. F. Campêlo disse:
11/08/2013 10h50
Não consigo fazer inscrição pois não lembro a senha e qdo tento me cadastrar sai mensagem de cadastrado.
Edna Maria Braga Melo
Edna Maria Braga Melo disse:
22/08/2013 13h43
Gostaria de fazer um curso a distancia relacionado a area de educação
julianasoares
julianasoares disse:
22/08/2013 15h03
Francisca, no portal do ILB você tentar a área "Esqueci a senha" para recuperar sua senha. http://www.senado.leg.br/ilb
julianasoares
julianasoares disse:
22/08/2013 15h04
Edna, os cursos disponíveis no ILB são estes: http://www12.senado.gov.br/[…]/cursos-a-distancia
neuza maria
neuza maria disse:
07/01/2014 23h22
E uma pena que os cursos estão. suspensos temporariamente, ois gostaria de esta fazendo um desse cursos tao bacana
Adelaide
Adelaide disse:
23/04/2014 17h21
Não consigo fazer inscrição pois não lembro a senha e qdo tento me cadastrar sai mensagem de cadastrado.
RONALDO IVAN DA CRUZ MESQUITA
RONALDO IVAN DA CRUZ MESQUITA disse:
14/07/2016 10h08
Me cadastrei, apareceu a informação que receberia o cadastro por email e até agora nada. Não consigo acessar.
Comentários foram desativados.