INSTITUCIONAL - Interlegis é destaque na maior feira de tecnologia de informação e comunicação do mundo
O Senado Federal, por meio do Interlegis, esteve presente na CeBIT 2012, a maior e mais importante feira de tecnologia de informação e comunicação do mundo, na cidade de Hanover, na Alemanha, de 6 a 10 de março.
Nesta edição, o Brasil foi convidado para ser o parceiro oficial do evento e, por isso, terá seis estandes para projetar internacionalmente sua imagem na área e contará com uma delegação recorde, tanto de empresas privadas, como de instituições governamentais.
A cerimônia de abertura deve contar com a presença da presidente Dilma Roussef e da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, além de vários ministros dos dois países. A agenda oficial da feira prevê que as duas percorram os pavilhões em que empresas e instituições brasileiras apresentarão seus avanços e inovações em tecnologia de informação e comunicação (TICs).
Mais de setenta empresas e vinte instituições privadas e governamentais já confirmaram presença, como Embrapa, Embraer, Petrobras, entre outras. O Programa Interlegis vai apresentar alguns de seus produtos, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, acenando, inclusive, com a possibilidade de fornecer tecnologia gratuitamente a países em desenvolvimento, apresentando casos já ocorridos, como o de Guiné Bissau.
Para o diretor de Tecnologia do Interlegis, Ricardo Ramos, além de divulgar o trabalho do Programa sobretudo para esses países, o objetivo é fazer contatos com instituições estrangeiras que possam fazer esta intermediação e também trocar experiências. Além de Ricardo Ramos, representarão o Interlegis os servidores João Henrique Gouveia e Jean Ferri.
“Trata-se de uma oportunidade sem precedentes, pois o Brasil contará, pela primeira vez, com estandes em todos os pavilhões temáticos deste que é o maior evento mundial voltado às tecnologias digitais, o que dará grande visibilidade para a indústria brasileira de TICs”, afirma Ricardo Ramos. Em 2011, a feira recebeu 4.200 empresas de 70 países e foi visitada por mais de 330 mil pessoas.