CAPACITAÇÃO - ABEL faz encontro no Interlegis para elaborar projetos estratégicos

CAPACITAÇÃO - ABEL faz encontro no Interlegis para elaborar projetos estratégicos

Grupo de voluntários discutem ações para ABEL - 07/03/2012

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) realizou uma reunião na sede do Interlegis, nos dias 6 e 7 de março. Segundo o presidente da entidade, Florian Madruga, o encontro serviu para delinear ações pontuais baseadas no planejamento estratégico desenvolvido no decorrer do ano passado.

Segundo Madruga, as linhas norteadoras foram apresentadas no 18º Encontro Nacional da ABEL, em outubro, em Aracaju. Ele destacou a criação de uma emissora de televisão, com transmissão via internet, entre as principais propostas.

Doze colaboradores, entre diretores da entidade, de escolas, e colegas voluntários se dividiram em cinco grupos. Cada um discutiu uma das grandes metas da associação para os próximos anos: divulgação da educação política-legislativa, aprimoramento da área de eventos, realização do censo da educação legislativa e de contas, reestruturação organizacional e administrativa, e aprimoramento do portal e da comunicação interna.

Após as discussões, foram elaborados os projetos executivos relativos às ações definidas.

Um dos coordenadores do trabalho, Alaôr Messias Marques Júnior, da Assembleia de Minas Gerais, relatou que foram estabelecidos indicadores, que servirão como parâmetros para as futuras avaliações. Segundo ele, “todo esse processo surgiu da necessidade da ABEL, diante do alto nível de maturidade a que chegou, posicionar-se e agir para cumprir com eficácia a sua missão junto à comunidade legislativa, em especial, e à sociedade em geral.

Os projetos executivos e os primeiros resultados serão apresentados no 19º Encontro Nacional da ABEL, que ocorrerá dentro do Encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em Natal, no mês de maio. Na oportunidade, os organizadores recolherão sugestões dos demais participantes para o desenvolvimento e aplicação das atividades.