INTEGRAÇÃO - Encontro em Sergipe deve reunir todas as câmaras do Estado
O Encontro Estadual Interlegis de Sergipe deve contar com a presença maciça das câmaras municipais do Estado. O evento será no dia 23 de março, em Laranjeiras, e conta com o apoio dos gabinetes dos senadores Lauro Antônio, Antônio Carlos Valadares e Maria do Carmo Alves.
Além de palestras sobre os temas “Resíduos sólidos” e “Ficha limpa”, a cargo de consultores do Senado, será apresentado o Projeto de Modernização Legislativa (PML), executado pelo Interlegis junto às câmaras e assembleias. Diretor executivo do Interlegis, Haroldo Tajra apresentará os produtos e serviços que são oferecidos sem custos às casas legislativas de todo o País.
Na manhã desta terça-feira, 13 de março, os chefes de gabinete dos senadores de Sergipe participaram de uma reunião preparatória sobre o Encontro. Tajra chamou a atenção para o fato de Sergipe não ter um único município contemplado pelo PML.
Os senadores, se quiserem, podem indicar alguma câmara que julguem mais apta a receber os técnicos do Interlegis para a primeira avaliação. A partir de um levantamento de informações com os colegas das casas, eles farão um diagnóstico, apontando pontos que põem sofrer intervenções do Interlegis, para a melhoria do funcionamento dos processos administrativo e legislativo.
Depois é realizada a assinatura do convênio, conforme explicou o diretor do Interlegis, segundo o qual o Programa disponibiliza seus produtos e serviços e a câmara se compromete a implementar as inovações propostas. Algumas câmaras podem, inclusive, se tornarem polos regionais para multiplicar as ações de modernização.
Tajra também destacou a necessidade de comprometimento das lideranças municipais para que o Projeto de Modernização Legislativa tenha êxito. E apresentou os produtos e serviços aos quais as câmaras podem ter acesso, como o Portal Modelo para a internet, os cursos a distância e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Participaram os chefes de gabinete dos senadores Lauro Antônio e Antônio Carlos Valadares.