INTEGRAÇÃO - Interlegis reúne 30 câmaras sergipanas em Laranjeiras

Os 130 participantes, entre servidores e parlamentares, conheceram melhor o Programa de Modernização Legislativa, do Interlegis, e assistiram a palestras técnicas. Próximo passo é a elaboração de diagnósticos nas câmaras. O senador Lauro Antônio participou do evento.
INTEGRAÇÃO - Interlegis reúne 30 câmaras sergipanas em Laranjeiras

Mesa de abertura do encontro Interlegis, em Laranjeiras, SE - 23/03/2012

Com informações da Assessoria do Senador Lauro Antônio.

O encontro foi direcionado aos presidentes de Câmaras Municipais de Sergipe, demais vereadores e servidores. Segundo o senador Lauro Antônio, o Interlegis representa o esforço pela modernização do Poder Legislativo. "O propósito é de melhorar seu funcionamento, racionalizar custos e aumentar a transparência", ressaltou.

Para o senador licenciado Eduardo Amorim (PSC-SE), o programa auxilia na atualização dos vereadores a fim de melhorar o trabalho dos mesmos nas Câmaras Municipais. "A iniciativa é, portanto, louvável já que o grande desafio das instituições públicas passa justamente pelo problema da qualidade da gestão. Neste ponto, a luta pela modernização do Legislativo brasileiro nada mais é do que a luta pela melhora do gerenciamento da coisa pública em favor de um melhor atendimento ao cidadão", disse Amorim.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emanuel Nascimento (PT), destacou a importância do encontro. Para o parlamentar, o Interlegis tem um papel fundamental de aprimoramento. "Teremos um trabalho especializado de fiscalizar o executivo, pois essa é a função básica. Falta uma capacitação permanente dos vereadores e aqui observamos essa condição. Agradeço em nome dos vereadores sergipanos por esse momento", disse Nascimento ao enfatizar que o senador Laurinho teve essa iniciativa, pensando não só nos vereadores, mas nos municípios e na sua independência.

Para o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, dentro dessa rede de modernizar as casas do legislativo com a instalação de equipamentos de informática, o Interlegis, doou mais de três mil máquinas no país. "Em Sergipe mil computadores já foram entregues e até 2014 teremos a doação de mais duas mil e quinhentas máquinas", disse Tajra completando ainda que a atuação do senador Laurinho faz um trabalho inicial importante que mostrou-se surpreso com a receptividade dos vereadores e principalmente a participação.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Cedro de São João, Wanderlei José Alves, há dificuldades dos municípios quanto a falta de acesso a internet, tornando um entrave ao desenvolvimento dos trabalhos. "Temos interesse em aderir a essas informações, mas necessitamos da mobilização dos senadores para ampliar esse serviço ainda ineficiente na nossa cidade", informou.

O diretor da Subsecretaria de Atendimento e Formação da Comunidade - Senado, Francisco Biondo, falou sobre a prática do regimento interno. Destacou as competências privativas e exclusivas do poder legislativo, da relação entre os poderes. Além disso os vereadores tiveram treinamentos sobre reuniões e as sessões, a autonomia do plenário, prazo regimentais e até o uso da tribuna.

Ficha Limpa

O consultor Legislativo do Senado, Arlindo Fernandes de Oliveira, enfatizou o polêmico tema ‘Ficha Limpa'. Segundo ele, há uma tentativa de conseguir que a população volte a ter interesse nos assuntos debatidos nos meios políticos. "Esse tema interfere diretamente no cotidiano das pessoas. O que é debatido no congresso, por exemplo, reflete no nosso dia a dia. Uma sociedade ética, justa e igualitária tem como premissa a participação vigilante daqueles que a integram", disse Arlindo Fernandes.

Diagnóstico

O Interlegis fará um trabalho de levantamento das condições atuais das 350 câmaras do país, seguindo o projeto de modernização. Em Sergipe esse diagnóstico terá início na capital em Aracaju e posteriormente em mais cinco municípios. Com essas informações, o programa vai propor soluções pontuais que melhorem o funcionamento dessas casas legislativas. Segundo o consultor do Interlegis, José Bonifácio Júnior, o proposito será terminar o trabalho até dezembro de 2013