CAPACITAÇÃO - Curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo em Betim reúne 12 Câmaras


Em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, o Interlegis realizou em Betim, de 25 a 27 de abril, um curso de cerimonial que reuniu vereadores e servidores de 12 Câmaras da região, inclusive da capital, Belo Horizonte. Cerca de cinquenta pessoas participaram da oficina, que ficou a cargo do diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo.

 

O vereador Eutair dos Santos Paes, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Betim, foi quem abriu os trabalhos, na presença de vereadores e técnicos das Câmaras de Betim, Itatiaiuçu, Belo Horizonte, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Itatiaiuçu, Juatuba, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Sabará e Sarzedo.

 

Na primeira etapa do curso foram desenvolvidos os seguintes tópicos: o cerimonial hoje; a evolução histórica; a importância do cerimonial nas organizações modernas; conceitos e fundamentos do cerimonial, protocolo, e etiqueta: alimentação, gastronomia brasileira, vestuário, postura pessoal, coreografia, e linguagem (gestual, fonética e escrita), a função comunitária do protocolo; e o conceito de cerimonial público.

 

Na continuação das atividades, houve debates e exercícios sobre temas como critérios de precedência e o emprego dos símbolos nacionais, estaduais e municipais. No último dia, tratou-se sobre o uso e o emprego da precedência em situações cotidianas. Foram realizados exercícios práticos sobre aspectos diversos de cerimônias e eventos. E abordou-se também questões relativas à elaboração do “check-list”, convites, roteiro para locutor; e a composição de mesas de honra. Para encerrar, foi apresentado o case “Comunicação, Emoção e História. O Senado entre o formal e o informal na posse do Presidente Lula”.