CAPACITAÇÃO - Interlegis dá treinamento para montar escola de ensino a distância
Nos dias 15 e 16 de maio, na sede do Interlegis em Brasília, será realizada uma oficina que vai apresentar os fundamentos de administração de um ambiente Moodle para montagem de uma escola de ensino a distância.
A oficina é denominada "Administração do Moodle" e pretende desenvolver nos servidores as seguintes capacidades:
- compreender como instalar o Moodle 2 em um servidor Ubuntu, sendo capaz de finalizar com sucesso uma instalação, resolvendo todos os problemas de dependências e configuração de banco de dados;
- gerenciar usuários e perfis de usuário, entendendo e sabendo gerenciar permissões e configurações de segurança.
- criar cursos, adicionar conteúdos, atividades e outras ferramentas pedagógicas.
- personalizar e customizar a interface do ambiente, usando temas existentes ou criando novos temas.
A oficina foi criada a pedido de técnicos da Câmara de Natal, que já confirmaram presença, bem como da Câmara Distrital de Brasília, mas todos os interessados podem participar.
Veja a grade completa do curso:
1 Instalação
1.1 Requisitos de hardware
1.2 Requisitos de Software
1.3 Instalação do Moodle
1.4 Instalação de pacotes de linguagem
1.5 Instalação de plugins
2 Gerenciando usuários
2.1 Plugins de autenticação
2.2 Gerenciando usuários e permissões
2.3 Adicionando campos personalizados
3 Gerenciando cursos
3.1 Criando cursos
3.2 Adicionando conteúdos
3.2.1 Recursos: Textos, arquivos, links
3.2.2 Atividades: chat, enquete, forum, glossário
3.2.3 Questionários
3.3 Agrupamentos de alunos
4 Personalização de interface
4.1 Temas do moodle
4.1.1 obter novos temas
4.1.2 desenvolver seus próprios temas
4.2 Blocos nos cursos e na página inicial
4.3 personalizar a página inicial
Os blocos 1 e 2 serão ministrados no primeiro dia de curso e os blocos 3 e 4 no último dia.