MODERNIZAÇÃO - Encontro Interlegis em Maceió reúne 62 servidores de 17 Câmaras alagoanas
Mesa de abertura do Encontro Estadual Interlegis, em Maceió, em 25/05/2012 (Foto: Plínio Nicácio-ALAL)
Em 25 de maio, 62 parlamentares e servidores de 17 câmaras alagoanas participaram do Encontro Estadual em Maceió, na Assembleia Legislativa. Participaram da abertura o presidente da Casa, Fernando Toledo, o deputado Ricardo Nezinho e o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra.
Nezinho ressaltou a experiência vitoriosa com o Programa, quando era presidente da Câmara de Arapiraca. O Interlegis implantou várias ferramentas que garantiu à Casa um avanço em termos de modernização dos seus serviços, ampliando a transparência e o acesso do cidadão à atividade legislativa. "Posso dizer que o Interlegis foi fundamental para que a Câmara de Arapiraca desse um salto de modernidade; quando começou a parceria com o Programa, a Casa só tinha um computador e ainda dependia de vinte máquinas datilográficas; com a doação de quinze microcomputadores pelo Interlegis, tudo mudou para melhor", reconheceu o deputado.
O presidente da ALAL, Fernando Toledo (PSDB), lembrou que "o Poder Legislativo é a base para a solução dos problemas da sociedade e que, muitas vezes, os próprios parlamentares não sabem disso". Para o parlamentar as Casas precisam de mais profissionalismo.
Técnicos do Senado e do Interlegis apresentaram palestras sobre assuntos de interesse dos parlamentares e dos servidores: O Papel do Vereador (Janary Carvão), Projeto de Modernização Legislativa (Francisco Etelvino Biondo) e Lei de Responsabilidade Fiscal (Luciano Gomes).
Fotos: Plínio Nicácio