UNALE - Na sexta reunião em um ano e meio, diretores-gerais decidem compartilhar ferramentas tecnológicas
Dirigentes de 17 Assembleias estaduais e Câmaras municipais realizaram um evento paralelo dentro do XVI Congresso Nacional da Unale, em Natal, em 30 de maio. O Fórum Nacional de Diretores-Gerais de Legislativos esteve reunido pela sexta vez, desde a primeira reunião em Porto Alegre, em setembro de 2010.
Desta vez, houve a eleição e a posse da diretoria da entidade. Heraldo Marinelli, da Assembleia do Maranhão, continua na presidência. O Interlegis permanece à frente da Secretaria Executiva, dando apoio às ações do Fórum.
Veja como ficou a diretoria:
- Presidente: Diretor-Geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, Heraldo Marinelli;
- 1ª Vice-Presidente: Diretora-Geral do Senado Federal, Doris Marize Romariz Peixoto;
- 2º Vice-Presidente: Diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira;
- Secretário-Geral: Diretor-Geral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Eduardo Vieira Moreira;
- Tesoureiro: Secretário-Geral de Administração da Assembleia Legislativa de São Paulo, Celso Pinhata Junior;
- Coordenador da Região Centro-Oeste: Diretor-Geral da Assembleia Legislativa de Goiás, Milton Rodrigues Campos;
- Coordenador da Região Nordeste: Superintendente-Geral da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Marcelo Cabral e Silva,;
- Coordenador da Região Norte: Superintendente-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima, Francisco Fernandes de Oliveira;
- Coordenador da Região Sudeste: Secretário-Geral Administrativo da Câmara Municipal de São Paulo, Raimundo Batista;
- Coordenador da Região Sul: Secretária-Geral da Câmara Municipal de Florianópolis, Denise da Rosa Fagundes Panassolo;
- Membros titulares do Conselho Fiscal:
- Membro do Conselho Gestor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fabiano Geremia;
- Secretário de Coordenação Geral da Câmara Municipal de Recife, Jaime Pessoa de Paiva Neto;
- Diretora-Geral da Câmara de Vitória, Andréia Fonseca Cardoso.
- Membros suplentes do Conselho Fiscal:
- Diretor-Geral da Câmara Municipal de Natal, Pedro Jorge Costa Ferreira da Silva;
- Superintendente de Administração da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcus Presidio;
- Diretora-Geral da Câmara Municipal de Aracaju, Cynara Alves Braz.
No decorrer do dia, também foram apresentadas palestras sobre temas ligados à administração e tecnologia da informação.
- Agenda de inovação e melhoria da Gestão Pública 2012/2015 – Nicolau Frederico de Souza – Assessor Técnico em Comunicação e Gestão da Superintendência Federal de Agricultura no RN;
- Implementação da Lei de Acesso à Informação no Senado Federal (Lei 12.527/2011) – Dra. Doris Marize Romariz Peixoto – Diretora-Geral do Senado Federal;
- Relato de experiência: Certificação ISO na Câmara Municipal de Salvador – Vera Maria Lima Brandão – Gestora de Qualidade;
- Relato de experiência: Certificação ISO na Assembleia Legislativa de São Paulo – Celso Mitsuhiro Matsumoto – Coordenador do Núcleo de Qualidade;
- Tecnologia da Informação aplicada à gestão de processos e documentos – Marcelo Migueletto de Andrade – Gerente-Geral de Tecnologia da Informação da ALMG;
- Informatização de Processos Administrativos em Casas Legislativas – Ricardo de Oliveira Ramos – Diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis;
- Sistema de Protocolo e Documento (SPDO) – João Henrique Gouveia – Chefe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Interlegis;
- Relato de experiência: Plano Diretor de TI na Assembleia Legislativa de Goiás – Leandro Rezende – Coordenador de Tecnologia da Informação.
Ao final, foi lida e aprovada a Carta de Natal, com os principais pontos tratados no evento e a pauta da próxima reunião marcada para 9 e 10 de agosto, na sede do Interlegis, em Brasília.