UNALE - Interlegis participa do primeiro evento do XVI Congresso Nacional da UNALE com entidades de servidores

UNALE - Interlegis participa do primeiro evento do XVI Congresso Nacional da UNALE com entidades de servidores

Mesa de Abertura do Encontro da FENALE - Natal, 29/05/2012 (foto: Jessen Peixoto/UNALE)) t

O 28º Encontro Nacional da FENALE (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal) abriu a série de reuniões paralelas do Congresso da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que acontece em Natal de 29 de junho a 1º de junho. Os representantes dos servidores legislativos de todo o país se reúnem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, participou da mesa de abertura.

Participam do evento servidores dos estados do Acre, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, Rondònia, Goiás e Piauí.

O deputado José Luís Tchê, que termina o mandato de presidente da UNALE durante o Congresso, definiu que o servidor é quem sustenta o trabalho legislativo, pois são permanentes, ao contrário dos parlamentares, que são provisórios.

O futuro presidente da UNALE, Joares Ponticelli, que defendeu uma maior aproximação da UNALE com as entidades dos servidores legislativos. Disse que pretende implantar uma nova forma de gestão na entidade mais profissional, com a criação do conselho gestor. Quer replicar essa iniciativa nas assembleias estaduais.

Já Gaspar Aspar Bissolotti Neto, presidente da FENALE, comemorou a grande representatividade do encontro. Lembrou documento entregue pela entidade à UNALE em 12/05/97, quando traçou uma série de propostas para trabalho conjunto entre as duas entidades, visando melhorar a imagem do Poder Legislativo. Apresentou as mesmas ideias para que sejam trabalhadas atualmente.

Haroldo Tajra ressaltou que o órgão tem apoiado todas as ações de entidades oriundas do Poder Legislativo, pois os ataques atingem a todos e não só aos detentores de cargos eletivos. Ele colocou as dependências, os produtos e os serviços do Interlegis em Brasília à disposição dos parlamentares de todo o país.

Ao final da abertura do encontro, Tajra ofereceu a sede do Interlegis para a realização de um simpósio proposto por Joares Ponticelli para discutir temas comuns entre a FENALE e a UNALE, programado para o segundo semestre deste ano.