UNALE - Servidor do Senado recebe comenda especial da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais

UNALE - Servidor do Senado recebe comenda especial da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais

Haroldo Tajra cumprimenta Florian Madruga, logo após a premiação - Natal, 30/05/2012

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Augusto Coutinho Madruga, foi agraciado com a Comenda da UNALE, na cerimônia de abertura do XVI Congresso Nacional da entidade, de 29 de maio a 1º de junho, em Natal. Ele recebeu uma medalha e uma placa, ao lado de cinco ex-presidentes da instituição, devido aos esforços pela capacitação de parlamentares e servidores legislativos.

A UNALE informou que 1.685 pessoas, entre parlamentares e servidores, participaram do encontro. Foram mais de 400 deputados brasileiros e ainda delegações de outros países, como a África do Sul, China, Argentina, Paraguai, Canadá e México.

Segundo o portal da entidade na internet, a  ABEL é uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega escolas, centros de treinamento, institutos de estudos e pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as escolas dos Tribunais de Contas.

Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas, por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública, especialmente das ligadas ao Poder Legislativo.

Florian Madruga - atual diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, a Gráfica do Senado - comandava o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), quando, nos dias 15 e 16 de maio de 2003, em Brasília, ajudou a criar a ABEL. A aassembléia geral extraordinária, instalada com o objetivo de fundar a entidade, teve a participação de 32 representantes de 20 Assembléias Legislativas do Brasil. Desde então, vem sendo reconduzido à sua presidência.

Para ele, a comenda da UNALE é um reconhecimento ao trabalho ostensivo de quase dez anos não só dele, mas de todos que acreditam na capacitação profissional como estratégia eficaz para a melhoria os serviços das casas legislativas brasileiras.

O diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, lembrou que o Programa é parceiro da ABEL desde o começo, e que o apoio da entidade tem sido fundamental para a sucesso das ações de modernização e integração dos parlamentos, em todas as esferas de poder - federal, estadual e municipal.

A ABEL também aproveitou para fazer uma reunião nacional durante o Congresso da UNALE. A próxima será em novembro, em Manaus.