05/07 - XII Seminário Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos no Brasil- ASSISTA AO VIVO

9h às 18h - Direto do auditório do Interlegis, em Brasília.

Clique aqui e ASSISTA AO VIVO

Resíduos sólidos e recursos hídricos é tema de debate no Senado

O Instituto Brasileiro de Ação Responsável, em parceria com o Congresso Nacional, realiza, no dia 5 de julho, o XII Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil

 

 As gestões de resíduos sólidos e recursos hídricos caminham lado a lado. A importância da educação ambiental, a responsabilidade compartilhada, o incentivo à reciclagem, os lixões, aterros sanitários, entre outros pontos, serão focos de debate, no XII Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil, a ser realizado no Senado Federal, na manhã do dia 5 de julho - ocasião que serão analisadas as inspirações traçadas na Rio + 20.  O evento reúne, no auditório Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis, representantes do governo, do setor privado, profissionais de saúde, centros de pesquisas, universidades e terceiro setor, entre outros. As inscrições são gratuitas.

 

Mais sobre o tema:

A água é um recurso esgotável e de valor incomensurável. Os recursos hídricos têm sido prioridade nas esferas governamentais, mas há a necessidade de debates para a criação de novas ações de gestão. O tema é contemplado com orientações e incentivos legais nas diversas esferas governamentais que estão se “refinando” com o maior entendimento do assunto. A Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SNGRH. A legislação configura um marco que no que se refere aos usos múltiplos da água, às prioridades da utilização, ao seu valor econômico, à sua finalidade e à participação popular na sua gestão.

 

Já, os resíduos, são "produtos" inesgotáveis e de externalidade econômica. O assunto está em alta no Congresso Nacional há quase duas décadas. Em 2010, foi promulgada a lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um marco histórico na gestão ambiental no Brasil, a legislação lança uma visão moderna na luta contra um dos maiores problemas do planeta: o lixo urbano. Tendo como princípio a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e população, a nova legislação impulsiona o retorno dos produtos às indústrias após o consumo e obriga o poder público a realizar planos para o gerenciamento do lixo. Entre as novidades, a lei consagra o viés social da reciclagem, com participação formal dos catadores organizados em cooperativas.

  

XII Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil

Data: 5 de julho, quinta-feira, das 9 às 14h

Local: Auditório do Interlegis/Senado Federal, em Brasília, Via N2

Patrocínio: Petrobras e Governo Federal

Inscrições: seminarios@acaoresponsavel.org.br

Contato: (61)3368-6044 / 3274-3191

Web sites e redes sociais: www.acaoresponsavel.org.br e www.integrabrasil.com.br

www.facebook.com/AcaoResponsavel e www.twitter.com/AcaoResponsavel

Por: 

Assessoria de Comunicação

Marina Figueiredo e Denise Margis

Fone: (61) 3366-1440 / 7815-7483/ 7815-7482

E-mail: imprensa@acaoresponsavel.org.br