O Legislativo muda de endereço na internet: agora é .leg.br

Senado, Câmara e TCU passam a adotar o domínio .leg.br na internet a partir de agora. Aos poucos, Assembleias e Câmaras municipais vão aderir ao novo endereço; antigo continua valendo.
O Legislativo muda de endereço na internet: agora é .leg.br

Haroldo Tajra, diretor do Interlegis, fala no lançamento do .leg - Brasília, 18/10/2012

Todos os órgãos do Poder Legislativo passarão, a partir de agora, a utilizar o domínio .leg.br na internet. O lançamento oficial foi feito conjuntamente na tarde desta quarta-feira, 17, pelos dirigentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União. A migração deve se dar gradualmente e vai atingir Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Veja AQUI mais detalhes sobre o projeto .leg.br.

O projeto foi desenvolvido pelos técnicos do Programa Interlegis, diante da reflexão sobre a necessidade de se conferir identidade e facilitar o reconhecimento dos órgãos relacionados ao Poder Legislativo. "Esta mudança é simbólica, mas muito importante; a sociedade vai reconhecer melhor suas instituições e identificar que somos o Poder Legislativo, que materializa a democracia", disse o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra. Ele acredita que a mudança terá impacto junto aos internautas, que serão levados à reflexão.

O secretário-geral da presidência do Tribunal de Contas da União, Sandro Granjeiro Leite, lembrou que o Judiciário foi o primeiro a se descolar do governo, ao mudar da denominação .gov para .jus. "Agora é a nossa vez: vai distinguir os órgãos do Legislativo, aproximar os entes federativos e agregar transparência", disse ele. No caso do TCU, acrescentou, vai dirimir a dúvida se somos ligados ao Legislativo ou ao Judiciário.

O diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura, destacou, além da identidade e da integração, o fato de a decisão ter sido adotada de forma harmônica pelas três casas e num esforço conjunto das respectivas áreas técnicas. " O Interlegis está cumprindo seu papel de integrar o Legislativo, que precisa ser reconhecido como um poder autônomo e independente". A mudança, para ele, tem também este "caráter educativo".

Como todos fizeram questão de destacar o papel exercido pela diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto, para que a iniciativa vingasse, ela declarou: "quando a ideia é boa, não aderir é falta de inteligência". Ela também ressaltou a importância da mudança para mostrar à população "que nós fazemos parte de um todo".

O diretor da subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis, Ricardo Ramos, de cuja equipe partiu a iniciativa, disse que todo o Legislativo vai ganhar com a mudança, sobretudo as Câmaras menores, que terão acesso livre, automático, direto e gratuito ao sistema.

A mudança para o novo endereço será gradual: os internautas não serão prejudicados caso acessem os portais do legislativo utilizando a extensão .gov. Em um primeiro momento, ao digitarem o endereço com o final .gov.br serão automaticamente redirecionados ao endereço com o final .leg.br.

A primeira Assembleia a usar o novo domínio foi a do Amapá e, entre as Câmaras Municipais, a pioneira foi a de Catanduva (SP). Uma campanha institucional deverá esclarecer a população sobre as mudanças.