Assembleia do Amazonas, Câmara de Manaus e TCE promovem encontro de educação legislativa com apoio do Interlegis

Iniciativa conjunta é inédita e conta com a parceria do Interlegis e da ABEL

Veja mais na matéria publicada no portal da ALEAM:

Trocar conhecimentos entre órgãos do Legislativo do Brasil sobre ações de Educação Legislativa para melhorar o atendimento à sociedade. Esta é a meta do 20º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), que ocorrerá em Manaus entre os dias 21 e 23 de novembro.

Inédito no Estado, o evento é organizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e Câmara Municipal de Manaus (CMM) em parceria com a Abel. A programação, voltada para servidores e parlamentares, inclui palestras, debates, mesas redondas, exposições e capacitações.

Nos três dias de encontro, para o presidente da ALEAM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), o Amazonas poderá apresentar suas experiências positivas no segmento – por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Aleam; Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM; e da Escola do Legislativo Léa Alencar Antony da CMM.

“Investir no servidor é uma de nossas prioridades, e isso significa melhorar os serviços que prestamos à população. Ampliamos as ações da Escola do Legislativo, com programas de aproximação do cidadão, e criamos a Universidade do Legislativo Amazonense (UNIALEAM)”, pontua Nicolau.

Iniciativas semelhantes são tomadas pelo TCE-AM. “A Escola de Contas nasceu não somente para formar e colaborar com os jurisdicionados, mas para aperfeiçoar os seus servidores. Iniciamos uma nova etapa, para melhorar a prestação do serviço público do TCE”, destaca o coordenador da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro.

Os encontros nacionais da Abel são realizados a cada seis meses sob a perspectiva de trocar informações e boas práticas de educação para a cidadania. A entidade funciona desde 2003 com o objetivo de interligar as Escolas do Legislativo e de Contas do território nacional.

Programação

O 20º Encontro da Abel será aberto no próximo dia 21 (quarta-feira), às 19h, no Teatro Amazonas, pelos presidentes da ALEAM, Ricardo Nicolau; da Abel, Florian Madruga; da CMM, vereador Issac Tayah (PSD); e pelo conselheiro Júlio Pinheiro. Nos dois dias seguintes, a programação será extensa na Escola do Legislativo da ALEAM.

No dia 22 (quinta-feira), o encontro inicia às 9h, com a palestra/debate sobre “A lei de acesso à informação: características e aplicabilidade”. Às 14h, será a vez da conferência “A responsabilidade das Escolas de Governo na formação de públicos externo”.

O terceiro dia, 23 de novembro (sexta-feira), será o mais extenso. A manhã começa pela palestra “Como mudar a cultura do servidor público: um desafio na contemporaneidade”, às 9h. Em seguida, às 10h, haverá a mesa redonda “A formação e contratação de professores para Escolas Legislativas e de Contas”.

Interlegis

Ainda na manhã do dia 23, também a partir das 10h, o destaque é para o III Encontro de Representantes do Interlegis, programa mantido pelo Senado Federal. Nesse evento, haverá capacitações dos membros do Interlegis como foco em cursos presenciais e à distância (EAD) e o “Programa de Novos Vereadores” com foco na atividade parlamentar.

A tarde do último dia do 20º Encontro da Abel será reservada para o intercâmbio de informações e experiências na área de educação legislativa com espaços informativos e banners. À noite, o último ato ocorre às 18h com a leitura e aprovação da “Carta de Manaus”, documento contendo os resultados dos três dias de programação.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação