Escolas do Legislativo fortalecidas para melhorar o atendimento à sociedade

As Escolas do Legislativo e de Contas que participaram do encontro nacional realizado em Manaus – AM, na última semana, saíram fortalecidas. A avaliação é do presidente da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, Valmor Pianezzer, que participou do evento em companhia do vice-presidente da entidade Jorge Feldmann, do presidente da Câmara de Vereadores de São João do Itaperiu, Gilberto Azevedo, representando o Conselho Consultivo da Avevi, e o Diretor da Escola Vereador Marcos Mannes Francisco Schork. “Foram três dias de troca de conhecimentos entre órgãos do Legislativo do Brasil sobre ações de Educação Legislativa”. A meta segundo o presidente é melhorar o atendimento às casas legislativas e à sociedade.

 

O próximo curso que Escola da Avevi vai promover será em março de 2013, para assessores e servidores das câmaras. “Fizemos contatos em Manaus com palestrantes de prestígio nacional com o objetivo de  proporcionar aos servidores um curso com excelente conteúdo, qualificando o bom trabalho que já prestam nas câmaras”, acrescenta o presidente.  A meta da escola é que a cada três meses um curso seja oferecido. Outros cursos estão previstos em junho, setembro e dezembro.

 

O Encontro em Manaus foi promovido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas - Abel, em parceria com a Assembleia Legislativa do Amazonas, Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e Câmara Municipal de Manaus. Para o presidente da Abel, Florian Madruga, o evento, realizado a cada seis meses, está cumprindo com seus objetivos de trocar informações, compartilhar experiências e discutir boas práticas de educação para a cidadania. Madruga registrou o crescimento do número de escolas que estão sendo criadas no Brasil, a partir deste trabalho que está sendo realizado pela Abel no país. “Em 2003 quando foi iniciado o trabalho, tínhamos quatro escolas, hoje são 92 criadas e instaladas”.

 

Para ele,  determinação da Constituição Federal que estas escolas funcionem para profissionalizar as administrações públicas tem sido atendida. “A gente já percebe nestes nove anos de funcionamento das escolas a mudança no comportamento dos parlamentares e servidores dentro das casas legislativas”. Finalmente, ele concluiu afirmando que, o mais importante é atender melhor o cidadão, “o dono destas casas. Afinal, é ele quem coloca o parlamentar lá, paga seus subsídios, e, portanto tem de ser bem tratado”.

 

Fonte: Avevi

registrado em: