I EnGIAL começa com prêmios às Câmaras que se destacaram na modernização

Campinas sedia encontro que, nesta quarta-feira, prestou homenagem às Câmaras de todo o país que se destacaram em projetos de modernização. Trabalho de parceria do Interlegis é lembrado pelos presidentes
I EnGIAL começa com prêmios às Câmaras que se destacaram na modernização

Abertura do Engial

O reconhecimento do trabalho promovido por várias Câmaras Municipais pela modernização do Legislativo marcou a abertura do I Encontro do Grupo Interlegis de Assessoria Legislativa, nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Campinas. Elas se destacaram por ações em um ou mais pilares do Projeto de Modernização Legislativa - tecnologia, comunicação, informação e capacitação - e receberam certificados assinados pelo presidente do Senado, José Sarney, pelo 1° Secretário, senador Cícero Lucena, e pela diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto.

Receberam os diplomas os presidentes das Câmaras de Catanduva (SP), Jardim do Mulato (PI), Morretes (PR), Natal (RN), Pouso Alegre (MG), Rolim de Moura (RR), Taubaté (SP), Teresina (PI) e Campinas (SP). Também foram homenageados o vereador Severino Lucas, de Juripiranga (PB) e a Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), de Santa Catarina, pelas ações nas áreas de integração e capacitação.

Na mesa de abertura da solenidade, além de prefeitos, o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, e o advogado-geral do Senado Alberto Cascais, representando a diretora-geral. Também estava presente, como representante do Grupo Interlegis de Tecnologia, o servidor da Câmara de Carneirinho, Ângelo Marcondes.

Edivan Martins, presidente da Câmara de Natal, falou em nome dos demais, e fez questão, em seu discurso de homenagear todas, citando peculiaridades de cada cidade. Ele ressaltou a dificuldade orçamentária com que as casas municipais trabalham, o que as obriga a driblar adversidades, usar de planejamento estratégico e contar com o esforço dos funcionários para poderem implantar ações que fortaleçam o Legislativo.

Ele disse também que foi fundamental "o grande trabalho do Interlegis, com sua assessoria, a forma parceira de atuar, seu espírito modernizador". Por este motivo, disse Edivan, era preciso agradecer e reconhecer o papel da instituição. As Câmaras homenageadas, disse, ainda, não são melhores do que as milhares de outras no Brasil, mas "apresentaram uma visão ousada, nova, moralizadora".

O presidente da Câmara de Campinas, Thiago Ferrari, disse estar orgulhoso de sediar o evento e agradeceu "o trabalho primoroso do Interlegis" que, em dois meses, implantou os programas de acompanhamento legislativo (como o SAPL). Falou também do esforço de qualificação dos funcionários. "Estamos dando das ferramentas para facilitar o trabalho legislativo e melhorar o preparo dos funcionários, o que se traduz em mais transparência e melhores serviços à população".

O Encontro prossegue amanhã, com palestras de especialistas em diversos temas de interesse da comunidade legislativa.