Jovens Senadores aprendem sobre o processo legislativo na sede do Interlegis, em Brasília

Os participantes do Programa Jovem Senador chegaram à capital no dia 18 e hoje começaram a desenvolver trabalhos nas comissões legislativas.
Jovens Senadores aprendem sobre o processo legislativo na sede do Interlegis,  em Brasília

Layane Rayelle Silva Marinho, vencedora do concurso

O Programa Jovem Senador foi criado para proporcionar aos estudantes de nível médio de todo país conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como, estimular um relacionamento permanente destes jovens cidadãos com o Senado Federal. Em 2012 os estudantes foram selecionados a partir de uma redação que teve como tema "Meu município, meu Brasil".

 

No primeiro dia do programa, os 27 finalistas estiveram na sede do Interlegis, em Brasília, participando de uma palestra que apresentou um painel sobre o Senado Federal e o Congresso Nacional, do ponto de vista institucional.

O palestrante foi o consultor-geral do Senado Paulo Mohn. Ele deu orientações aos jovens para ajudá-los no processo de elaboração de leis, de forma que as esferas dos três Poderes sejam respeitadas. “Essa palestra vai servir pra que vocês defendam bem suas propostas”, comentou.

 

Os estudantes também aprenderam sobre organização política administrativa e sobre a relevância do processo legislativo. Além disso, durante o encontro eles discutiram as diferenças entre Câmara dos Deputados e Senado Federal.

 

A vencedora do concurso, Layane Rayelle Silva Marinho, falou a respeito da  oportunidade de participar do Programa: “Sinto orgulho e muita alegria em estar aqui convivendo com pessoas de diferentes estados e sotaques, quero fazer um bom trabalho durante esses três dias”, contou. O projeto no qual Layane está envolvida consiste em dar suporte para estagiários que trabalham com docência, com o apoio de  coordenadores que fiscalizem o trabalho feito por esses estudantes. O projeto de lei também visa criar planos de saúde para professores.

registrado em: