Participação da EAD nos processos de modernização e integração do Legislativo brasileiro.

A Educação a distância se apresenta como ferramenta atual e pujante para viabilizar os objetivos principais do Interlegis de modernização e integração do Legislativo brasileiro.

A Educação a distância (EAD), especificamente a EAD online, tem se apresentado como uma modalidade de ensino essencial para auxiliar o Programa Interlegis no cumprimento de seus objetivos de modernização e integração do Poder Legislativo, principalmente em suas esferas municipal e estadual. Diante da nova realidade de uma sociedade de aprendizagem, a EAD se apresenta como uma alternativa de formação continuada e adequada à vida profissional. Esta forma de ensino é absolutamente necessária para inclusão e socialização de conhecimentos e vem contribuindo significativamente na qualificação profissional de servidores das câmaras municipais brasileiras.

A plataforma de ensino e aprendizagem SABERES hospeda, atualmente, 25 cursos (19 com tutoria e 6 sem tutoria), que acontecem em 4 períodos por ano, e gerencia milhares de alunos em seus processos de aprendizagem e capacitação nas diferentes áreas de interesse do legislativo (administração legislativa, orçamento público, processo legislativo, ouvidoria, licitações e contratos, informática, dentre outras).

O aluno tem a oportunidade, nos cursos com tutoria, de ser acompanhado e orientado por um especialista que é apoiado por uma equipe de profissionais altamente qualificada e preparada para lidar com as particularidades da EAD. Já nos cursos sem tutoria, o aluno segue seu diálogo pedagógico com um material didático especialmente desenhado para os diferentes estilos de aprendizagem e autoinstrução, coerentes com a realidade legislativa brasileira.

Os cursos de EAD do Interlegis estão presentes em todos os estados do Brasil. Considerando um país com dimensões continentais como o nosso, pode-se afirmar que a EAD quebra barreiras geográficas, facilita o acesso ao conhecimento e atende um público numeroso e disperso, com uma proposta pedagógica flexível e eficaz, facilitando assim uma formação permanente dos servidores e a concretização das metas do Interlegis de capacitar 20.000 servidores de casas legislativas municipais.

De 2010 a 2012, os cursos EAD garantiram 14.594 certificados aos servidores e parlamentares. No ano de 2012 os estados que mais receberam certificados de conclusão de curso foram São Paulo, Minas Gerais e Paraná com, respectivamente, 1143, 661 e 406 certificações. As câmaras municipais que mais se destacaram em números de certificações recebidas foram as de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba com, respectivamente, 151, 72 e 70.

O Interlegis mantém seus esforços para dar continuidade à capacitação continuada dos parlamentares e servidores do legislativo, buscando atingir com a EAD online (SABERES) todas as câmaras municipais brasileiras. Além disso, para o ano de 2013, novos cursos, formulados a partir das necessidades das câmaras municipais que interagem com o Interlegis, estarão disponíveis. Mais informações podem ser econtradas em nosso site http://saberes.interlegis.leg.br.

registrado em: