Renan participa do lançamento dos cursos de pós-graduação do ILB

Cerimônia, com o ministro do STF Gilmar Mendes, também contou com a presença do primeiro secretário, senador Flexa Ribeiro
Renan participa do lançamento dos cursos de pós-graduação do ILB

Aula inaugural Pós ILB

O Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirma que somente através da profissionalização e da melhoria da qualificação dos servidores do Legislativo será possível gerir melhor os recursos públicos, eliminar desperdícios e tornar mais eficiente o atendimento das demandas da cidadania. A declaração foi feita na manhã desta terça (06), durante solenidade de lançamento das atividades de Pós-Graduação do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), com a aula inaugural dos cursos de Direito Legislativo e Administração Legislativa.

O ILB/Interlegis é a primeira Escola de Governo a obter credenciamento do MEC para ministrar e certificar cursos de pós-graduação lato sensu. Nesta primeira etapa foram oferecidas 80 vagas distribuídas para os cursos de Direito Legislativo e Administração Pública, com prazo de encerramento previsto para dezembro de 2014. Contando com a presença do Ministro Gilmar Mendes – palestrante da aula inaugural – o evento atraiu a presença de centenas de servidores da Câmara, Senado, TCU e de outras escolas Legislativas, lotando as dependências do auditório Antônio Carlos Magalhães, do Interlegis. “O acesso a serviços públicos de qualidade é um direito de todo cidadão, devendo o Estado adotar ao máximo as providências necessárias para que esse direito se materialize”, ressaltou em seu discurso, o senador Renan Calheiros.

Para ele, é fundamental o investimento na formação e capacitação das pessoas que irão prestar esses serviços. “Espero que os conhecimentos adquiridos pelos alunos dos cursos de pós-graduação, colaborem, na prática, para que a gestão legislativa e administrativa do Senado seja ainda mais eficiente e transparente em todas as fases”, disse Renan Calheiros, enfatizando que a capacitação e o aperfeiçoamento de quadros profissionais do Senado devem ter como horizonte principal atender à cidadania. “Por meio de um processo legislativo mais célere - indispensável à solução dos impasses nacionais -, deliberando sobre matérias que melhorem a qualidade de vida das pessoas e que promovam melhor fiscalização e avaliação das políticas públicas”, justificou o presidente do Senado.

Também presente ao evento, o Primeiro Secretário, senador Flexa Ribeiro fez questão de afirmar que, após a unificação ILB/Interlegis, o Senado ganhou eficiência e agilidade nas atividades de difusão do conhecimento no Legislativo, com redução de custos e eliminação de redundâncias. Em discurso, Flexa Ribeiro disse que a qualificação contínua aprimora a gestão administrativa do Poder Legislativo e resulta na oferta de serviços de maior qualidade à população. “Quero fazer justiça: foi sob a Presidência do senador José Sarney que ocorreu a criação do ILB. Hoje essa Escola de Gestão é referência internacional de prestação de serviço de capacitação, pesquisa e disseminação de conhecimento”, registrou o Primeiro Secretário.

Presente ao evento, o Diretor Executivo do ILB/Interlegis, Hélder Rebouças lembrou que, em fevereiro passado, o senador Renan Calheiros afirmou em plenário que “a motivação, a profissionalização e a qualificação continuada dos servidores serão pontos-chave da política de recursos humanos do Senado Federal”. A partir daí o planejamento estratégico do Senado e o ILB “incorporaram de forma explícita a capacitação como verdadeiro instrumento de governança e de melhoria de gestão”. Hélder Rebouças fez questão de ressaltar os fundamentos institucionais dos primeiros cursos lato sensu do ILB/Interlegis:  valorização do servidor, da gestão e do fortalecimento do Poder Legislativo.

Lembrou a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, que a Comissão Diretora estabeleceu como política a contínua capacitação técnica dos servidores. “E a autorização obtida junto ao MEC constitui mais um passo na valorização do nosso servidor. O aprendizado coloca de forma concreta a perspectiva de crescimento pessoal e profissional”, disse. Para a secretária-geral da Mesa Diretora, Claudia Lyra, o credenciamento pelo MEC e o lançamento dos cursos de pós-graduação representam um momento histórico e marca o início de um novo tempo na história da capacitação profissional do Legislativo Federal. “Isso demonstra a seriedade de seu trabalho e a qualidade dos projetos pedagógicos e do corpo docente da instituição, revelando consonância com as ações políticas e administrativas que estão sendo executadas pela Mesa Diretora”, frisou.