Encontro Regional em Constantina (RS) é adiado

Problemas de saúde de palestrante e troca do comando administrativo do Senado motivaram adiamento. Encontro deve ocorrer ainda este ano

A Câmara Municipal de Constantina – cidade no noroeste do Rio Grande do Sul, a 378 km da capital - vai sediar, de 1º a 4 de outubro, o Encontro Regional Interlegis, um evento promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, para a integração e modernização legislativa.

O Encontro conta com o apoio da própria Câmara e da Associação das Câmaras de Vereadores da Zona da Produção (Ascapro). Representantes de mais de 20 câmaras da região também devem participar. Os senadores Ana Amélia Lemos e Paulo Paim, ambos do Rio Grande do Sul, também apoiaram a realização do evento, por meio de ofícios enviados ao ILB.

Na abertura, o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Antônio Helder Medeiros Rebouças vai abordar o tema da Modernização do Legislativo. Em seguida, o consultor do Senado Tarciso Dal Maso Jardim, especialista em Lei de Acesso à Informação, vai analisar a questão do ponto de vista do Legislativo Municipal.

Segundo Rebouças, a importância destes encontros está sobretudo em garantir a um número maior de casas o acesso a informações e orientações que vão auxiliar servidores e vereadores no desempenho das funções legislativas, garantindo maior eficiência e transparência aos trabalhos das Câmaras.

A partir da tarde do dia 1º e durante os dias 02 e 03, haverá uma oficina de Regimento Interno e Lei Orgânica, na qual Francisco Etelvino Biondo, do ILB/Interlegis, e Paulo Henrique Soares, consultor do Senado, vão fornecer os subsídios para a revisão e atualização destes marcos legais.

No dia 4, o analista Luiz Carlos Santana de Freitas, também do Interlegis/ILB, é o palestrante da oficina de webjornalismo, na qual, entre outros temas, serão discutidos trabalhos recentes sobre divulgação jornalística via web.

Interessados em participar podem fazer suas inscrições e obter outras informações pelos telefones (54) 3363-1418 e (54) 3363-2301.