Pesquisadores de Oxford apresentarão estudos sobre presidencialismo de coalizão

Evento é parceria da University of Oxford, Interlegis, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado

Confira na matéria da Agência Senado:

 

O modelo político em que partidos díspares se aliam para garantir a governabilidade – praticado no Brasil e outros países da América Latina, da África e da Europa Oriental – chamou a atenção de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles se dedicaram a estudar o chamado presidencialismo de coalizão. Os resultados dos estudos do Coalitional Presidentialism Project serão apresentados no Senado nesta quinta-feira (19) em seminário com a participação de especialistas da universidade inglesa, da Universidade de Brasília e do Senado.

De acordo com o site oficial do projeto, os objetivos das pesquisas são identificar as ferramentas utilizadas pelos presidentes para governar com apoio de parlamentos multipartidários e avaliar como isso interfere na transparência e na prestação de contas à população.

Além da apresentação do projeto, durante o seminário serão promovidos debates sobre a experiência do presidencialismo de coalizão no mundo e no Brasil, e serão abordadas as pesquisas sobre o tema realizadas no âmbito do Senado Federal.

O seminário acontecerá no Interlegis a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes do inicio do evento. Os debates serão transmitidos pela internet.

O evento é uma parceria da University of Oxford, Interlegis, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Mais informações pelo telefone: (61) 3303-1861.

Confira a programação completa.