ILB e UnB promovem workshop sobre avaliação de políticas públicas

O professor sueco Evert Verdung é o convidado especial do evento, no próximo dia 6, no auditório do Interlegis

A organização e promoção é da Coordenação de Educação Superior do Instituto Legislativo Brasileiro e do Centro de Administração Pública e Governo, da Universidade de Brasília. O evento será todo em inglês, sem tradução, e aberto ao público em geral, a partir das 15h. Participarão especialistas e interessados em políticas públicas do Senado e do meio acadêmico.

Evert Verdung já presidiu a Comissão de Avaliação de Políticas Públicas da União Europeia. Ele falará com base no trabalho que tem apresentado pelo mundo: “As quatro ondas de avaliação de políticas públicas”. Sua palestra tratará das novas abordagens sobre o tema. Quem quiser, pode assistir ao vivo pelo portal do Interlegis na internet (www.interlegis.leg.br).

Haverá debates com o professor Paulo Calmon, do Centro de Administração Pública e Governo, da Universidade de Brasília e o público presente.  O evento será moderado por Flavia Vera, coordenadora de Educação Superior do ILB.

Avaliação de políticas públicas

Flávia Vera acredita que o workshop servirá para ampliar o grau de conhecimento dos pesquisadores brasileiros sobre o que há de mais moderno em termos de avaliação do conjunto de ações e decisões do governo voltadas para a solução de problemas da sociedade. O objetivo final é garantir que se cumpra a principal função do Estado que é possibilitar o bem estar do cidadão.

Pelo que tem publicado, basicamente, a proposta apresentada por Evert Verdung determina que a avaliação deveria incidir sobre os critérios substantivos e econômicos, conforme:

- os objetivos (comparação entre os objetivos alcançados e previstos - critério de eficácia);
- os clientes ao nível dos desejos, motivações, expectativas, avaliação do respectivo programa, grau de satisfação e impacto na vida pessoal e profissional;
- o critério de produtividade, para aferir a razão resultados sobre gastos;
- e o critério de eficiência, ou seja, o enfoque é sobre a relação custo-benefício.

 

Para saber mais:

http://www.interlegis.leg.br/produtos_servicos/comunicacao/imprensa/novas-ondas-em-avaliacao-de-politica-publicas-em-ingles-evert-verdung/at_download/file

O Prof. Evert Oskar Vedung é doutor em Filosofia e Ciência Política pela Universidade de Uppsala (Suécia). Atualmente é Professor Emérito em Ciência Política, políticas públicas daquela instituição e Professor Senior da Universidade de Linnaeus (Suécia). Vedung também atuou como membro do Conselho da Swedish Evaluation Society. Desenvolveu, ainda, atividades de ensino e pesquisa na Áustria, Dinamarca, Finlândia, Coréia do Sul e Estados Unidos. Vedung realiza atividades de ensino e pesquisa nas seguintes áreas: a) avaliação de políticas públicas, planos e programas governamentais; b) análise argumentativa e análise de texto político; c) administração pública; d) política de energia e meio ambiente.