Professor da Universidade de Uppsala, na Suécia, apresenta experiência nacional na avaliação de políticas públicas

Doutor em Ciência Política inaugurou uma série de workshops sobre o tema

O professor e doutor em Filosofia e Ciência Política pela Universidade de Uppsala (Suécia) falou na sede do Interlegis/ILB nesta quarta-feira  sobre a experiência sueca em aproximadamente 30 anos de avaliações em políticas públicas.

Evert Verdung, que já presidiu a Comissão de Avaliação de Políticas Públicas da União Europeia, apresentou seu trabalho intitulado: “As quatro ondas de avaliação de políticas públicas” em que contextualiza os diversos grupos que ajudaram a compor experiência sueca. O professor também ponderou os critérios que devem ser levados em consideração no momento das avaliações e lançou luz sobre o tema que que, a partir de agora, será devidamente analisado e adaptado à realidade brasileira.

O workshop foi organizado pela Coordenação de Educação Superior do ILB - COESUP e corrobora com a resolução nº 44/2013 que descreve os procedimentos de avaliação de políticas públicas no âmbito do Senado e determina prazo para a Casa implementar a operacionalização de um método contínuo de avaliação de políticas públicas. A ação permitirá cumprir mais plenamente um de seus preceitos constitucionais, a fiscalização  do Executivo.

Flávia Santinoni Vera, coordenadora da COESUP, explicou que a iniciativa irá ajudar a instrumentalizar a Casa na adoção das medidas de fiscalização que irão fazer parte das atividades das comissões permanentes da Casa e citou texto da resolução que estabelece que "compete ao ILB desenvolver ações de capacitação e desenvolvimento em Políticas Públicas". Flávia também ressalvou que para breve está previsto novo workshop com mais um renomado nome no assunto.

Compuseram a mesa deste evento além de Flávia Santinoni e o professor Verdung; Fernando Meneguin – coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Consultoria Legislativa do Senado; Fábio Mafra – secretário adjunto da Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria e Paulo Calmon, diretor do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da UnB. Mikael Roman; adido da Embaixada da Suécia também esteve presente.