Após abrir seminário internacional no Interlegis, Flexa Ribeiro define agenda 2014 do Programa
Num encontro de trabalho nesta quarta-feira, 5/2, com a participação do Diretor-Geral do Senado, Helder Rebouças,e da diretora executiva do ILB/Interlegis, Elga Lopes, o senador Flexa Ribeiro, que também é o 1º Secretário do Senado e diretor nacional do Programa, decidiu que neste primeiro semestre serão realizados oficinas e encontros regionais em duas Regiões.
A primeira a receber as ações será a Região Norte, de 25 a 28 de março. Lá, o Interlegis ainda não tem presença ostensiva. Ele ouviu as ponderações e estatísticas dos gestores e técnicos do Programa, que justificam a escolha por serem onde a necessidade de modernização legislativa é flagrante. Por exemplo, das 144 Câmaras Municipais paraenses, apenas 24 têm portais na internet.
A segunda ainda não tem local definido. O senador Flexa Ribeiro pediu que os demais senadores fossem consultados para identificar a demanda, conforme o entendimento de todas as bancadas no Senado.
O pacote de eventos de capacitação de de sensibilização inclui duas oficinas práticas para implantação do Portal Modelo para internet e para revisão e atualização de Regimento Interno e Lei Orgânica. São atividades desenvolvidas, sobretudo, para o corpo técnico das Câmaras, mas aberto aos parlamentares que desejarem participar.
Em seguida, é realizado um Encontro Regional, que visa reunir os dirigentes de Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores de toda a Região. O Encontro visa estreitar o relacionamento entre os integrantes da Comunidade Interlegis e ampliar o nível de conhecimento sobre o Programa, seus produtos e serviços, além de aprofundar a discussão sobre temas de interesse do Legislativo. Mais detalhes na programação em anexo.
As oficinas possibilitam, por exemplo, que a Câmara que não tiver o seu site na Internet, possa colocá-lo no ar durante o treinamento. Todos os produtos e serviços do Interlegis são fornecidos gratuitamente, inclusive o suporte técnico. Por este e outros motivos, ele é considerado o maior programa de modernização legislativa em curso atualmente no Mundo, e uma contribuição decisiva do Senado Federal para a consolidação e expansão da democracia no Brasil.