Videoconferência com representantes Interlegis nos Estados mostra interesse por cursos e parcerias na TV

Diretora executiva Elga Lopes convida para aula inaugural e encontro da Região Norte, em Belém

Representantes do Programa Interlegis em vinte Estados e algumas Câmaras de Capitais reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 17, com toda a direção do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para discutir as atividades de 2014. O maior interesse foi em relação aos cursos a distância, que começarão a ser oferecidos a partir desta terça-feira, 18, e com a possibilidade de parceria com a TV Senado.

A diretora executiva do ILB, Elga Lopes, iniciou o debate com uma notícia importante: a prorrogação do contrato do Programa Interlegis por mais um ano com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ela também pediu o apoio, sobretudo aos Estados do Norte do País, para que o Encontro Regional Interlegis, que ocorrerá ainda este ano em Belém, tenha sucesso.

Elga Lopes também convidou todos para participarem da Aula Inaugural do ILB nesta terça-feira, que terá duas palestras com especialistas em Direito Eleitoral – Admar Gonzaga, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, vai falar sobre os limites da propaganda; e Walter Costa Porto, professor da Universidade de Brasília, sobre a História do Direito Eleitoral. A aula poderá ser acompanha da pela internet, clicando aqui.

TV Senado

Antônia Márcia Vale, da direção da TV Senado, participou da videoconferência com a equipe do programa Parlamento Brasil, para discutir parcerias com as TVs das Assembleias. O programa, disse ela, “é uma janela para mostrar o trabalho das tevês das Assembleias e das Câmaras Municipais, além de outras emissoras públicas”.

O programa, de meia hora, vai ao ar quinzenalmente e mostra não apenas a produção legislativa, mas de outras iniciativas culturais, históricas e de boas práticas que estejam acontecendo em todo o Brasil. A TV Senado também cede material produzido por ela para ser exibido nas TVs das Assembleias e Câmaras. A ideia de Antônia Márcia é formalizar esta parceria, através de convênios.

Cursos a distância

Outro assunto de grande interesse foi a retomada dos cursos a distância. Simone Dourado, coordenadora da área, falou dos cursos que passarão a ser oferecidos a partir de agora, sem tutoria no primeiro momento, mas disse que, provavelmente em abril também haverá cursos com tutoria. Segundo ela, a prioridade serão os temas mais procurados, como Acordo Ortográfico, Introdução ao Direito Constitucional, Excelência no Atendimento, num total de 20 cursos.

Ela explicou algumas mudanças ocorridas, como a nova plataforma de ensino, o Saberes, com mais recursos e um novo ambiente de sala de aula. Também respondeu a questionamentos sobre dificuldades de inscrição, relatadas pela representante Interlegis na Câmara Municipal de Manaus.

Edvaldo Marques, ex-presidente da Câmara Municipal de Teresina, atualmente diretor da Escola do Legislativo, falou do “orgulho de ter feito uma frutífera parceria com o Interlegis, que possibilitou ações de qualificação e modernização”.

O representante Interlegis na Assembleia de Minas Gerais, Guilherme Wagner Ribeiro, sugeriu a reedição de um curso sobre processo legislativo, iniciativa que conta com o apoio da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Além disso, pediu a colaboração para uma pesquisa que ele está desenvolvendo sobre Parlamento em Rede (a atuação das tevês públicas do Legislativo) e aspectos de Educação neste ambiente.

Dúvidas e contatos

Também participaram da videoconferência representantes de algumas Câmaras de capitais. Vários coordenadores do Interlegis/ILB usaram da palavra para falar de iniciativas em suas áreas, além de se colocarem à disposição das casas legislativas.

Para dar continuidade aos debates e seus desdobramentos ou para resolver dúvidas que possam surgir, vários dos participantes deixaram seus contatos:

TV Senado: Antônia Márcia – amvale@senado,leg.br; larapiza@senado.leg e Roberta@senado.leg.br, as duas últimas diretamente vinculadas ao programa Parlamento Brasil. O telefone de contato é (61)3303-1153.

Ensino a distância: Simone Dourado – sdourado@senado.gov.br; ilbead@senado.gov.br

Tecnologia: João Henrique Gouveia – gouveia@interlegis.leg.br; colab.interlegis.leg.br

 

Ricardo Ferraz - CM Recife
Ricardo Ferraz - CM Recife disse:
17/02/2014 17h53
Não consegui participar da vídeo-conferência. Fiquei logado no sistema por mais de 1 hora e nada.
Comentários foram desativados.