Palestra Interlegis atrai mais de cem vereadores no II Congresso Goiano de Municípios

Com duração de três dias, evento teve como tema “Boas práticas para a melhoria da gestão”

Mais de duas mil pessoas, sobretudo prefeitos e vereadores, reuniram-se durante três dias no Centro de Convenções de Goiânia para participar do II Congresso Goiano de Municípios. Foram 27 palestras com os mais diversos temas. O Programa Interlegis também esteve presente, com o técnico Higino Vieira, que abordou o tema “Avanços tecnológicos no legislativo municipal”.

Embora o Congresso seja voltado para o Executivo municipal, ele sempre conta com forte presença dos vereadores do Estado. Na sua palestra, durante mais de uma hora, Higino contou com a atenção de mais de cem vereadores goianos. Também estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Rogério Rodrigues da Silva, e o presidente da União dos Vereadores de Goiás, José Moreira.

Falar de avanço tecnológico nas Câmaras Municipais, disse Higino Vieira, é também falar do Programa Interlegis que, desde a sua origem, há mais de 16 anos, tem seu trabalho voltado para a modernização e a integração deste setor. Foram várias fases, da doação de equipamentos de informática, no seu início, ao foco na valorização dos recursos humanos, com consultorias e capacitação.

Os produtos e serviços oferecidos a custo zero pelo Interlegis também foram objeto da palestra, que atraiu o interesse dos vereadores, já que boa parte do Estado ainda não conta com este suporte que o Programa oferece. Entre outros, Higino Vieira falou do Portal Modelo para internet e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, uma importante ferramenta para as Câmaras informatizarem todo o seu processo interno, fornecendo, ao mesmo tempo, acesso à população e, desta forma, atendendo às exigências da legislação, como a Lei de Transparência.

Higino Vieira mostrou também que os produtos Interlegis são de fácil manuseio e podem ser adaptados às necessidades de cada Câmara que, por sua vez, só precisa mostrar comprometimento com os objetivos da modernização. Ele disse ainda que o Programa Interlegis, hoje abrigado no Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, oferece infraestrutura para que as casas legislativas não precisem dispor de muitos recursos.

Como a presença do Interlegis ainda é pequena em Goiás, o presidente da UVG, José Moreira, disse que fará a intermediação para que a parceria entre o Programa e as Câmaras Municipais do Estado possa ser estendida.