Vereadores de todo o Amapá discutem capacitação em Encontro Estadual

Diretor do Interlegis falou sobre projetos oferecidos pelo Programa e experiências inovadoras
Vereadores de todo o Amapá discutem capacitação em Encontro Estadual

Márcia Carmo

Para discutir o tema “Capacitação e atualização dos Legislativos Municipais”, cerca de 120 vereadores dos 16 municípios do Amapá participaram nesta quarta-feira, 12, em Macapá, de Encontro Estadual, que contou com vários palestrantes. Diretor do Programa Interlegis, Armando Nascimento, destacou as experiências de participação popular no processo legislativo, conhecidas como e-democracia e e-cidadania, não apenas do Senado Federal, mas de outras instituições.

O Encontro Amapaense de Vereadores é promovido pela Associação dos Municípios do Amapá (AMEAP), em parceria com a União dos Vereadores do Brasil, Interlegis/ILB, Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Fundação Milton Campos, Sebrae/AP e Assembleia Legislativa do Estado. Seu objetivo é estabelecer troca de experiências, discussões sobre o papel do vereador, questões relacionadas à gestão e modernização das Câmaras, entre outros.

Para o presidente em exercício da Câmara, Diego Duarte, encontros dessa natureza promovem a integração do Legislativo municipal, com a troca de experiências de cada cidade, o fortalecimento do movimento municipalista e a discussão de soluções políticas e técnicas para a excelência na gestão.

Segundo Armando Nascimento, o encontro mostrou o interesse dos vereadores neste tipo de debate, já que estavam presentes em torno de 75% dos vereadores do Estado. Na sua palestra, ele falou também dos projetos atuais do Programa Interlegis, como as oficinas para revisão de Lei Orgânica e Regimento Interno das Câmaras.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, defendeu a importância do vereador para a democracia, mas ressaltou que se trata do segmento maior, mas o mais desarticulado na representação política.

As outras palestras ficaram a cargo de Marcos Flávio, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que falou sobre o papel do vereador; José Luciano de Mattos Dias, da Fundação Milton Campos, que tratou de marketing político; e Márcio Kuhne, com o tema “O potencial humano como fator decisivo”.

 

 


Mara Camargo
Mara Camargo disse:
20/03/2014 09h49
Gostaria de receber informações poe e-mail sobre os eventos do Interlegis. obrigada
cesar rômulo rodrigues assis
cesar rômulo rodrigues assis disse:
23/03/2014 11h04
O interlegis poderia manter uma consultoria nacional eletrônica para as câmaras de vereadores, principalmente as dos pequenos municipios que não têm acesso a uma boa consultoria.
Comentários foram desativados.