Maio
Tribunal de Contas de Goiás abre encontros técnicos
Veja a matéria publicada no site do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás:
O TCM GO abre, amanhã (6), em Jataí (5ª Região), às 8 horas, os Encontros Técnicos Regionais de 2014. Com o objetivo de orientar gestores, agentes políticos e servidores municipais sobre as exigências e regulamentações necessárias para uma gestão eficiente e ética em benefício da sociedade, os Encontros serão realizados, de 6 a 27.05.14, nas seis Regiões do Estado.
Além de 5ª Região (Jataí/6.5); os Encontros ocorrem na 2ª Região, em Iporá, no dia 8.05; na 3ª Região, em Luziânia, no dia 13.5; na 4ª Região, em Goianésia, no dia 15.5; na 6ª Região, em Morrinhos, no dia 20.5 e na 1ª Região, em Goiânia, no dia 27.5. 1ª Edição – Jataí A primeira edição dos Encontros Técnicos em Jataí, sudoeste do Estado, será coordenada pelo conselheiro Francisco José Ramos, diretor da 5ª Região e tem o apoio da prefeitura de Jataí. O evento será realizado, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural Dom Benedito Domingos Cóscia, na Avenida 31 de Maio, nº 730, Setor Epaminondas. Os prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, secretários, controladores internos, gestores e servidores públicos dos 43 municípios que formam a 5ª Região (veja lista abaixo) são o público alvo do evento. As inscrições foram feitas pelo site do Tribunal. Programação Os participantes do Encontro terão a oportunidade de assistir as palestras: “Portal do Controlador Interno”, “Contribuição Previdenciária do RPPS”, “Processo Orçamentário, Instrução das Análises de Licitações”, “Contratos na forma da IN 15/12”, “Editais da Seleção Pública e Atos de Admissão e Defesa” e “Recursos Perante o TCM GO”. A novidade dos encontros este ano é a realização de oficinas. Os temas das oficinas são: “Atos de Pessoal”, “Licitações e Contratos”, “Prestação de Contas – Gestão e Governo” e “Controle Interno” (Veja a programação completa abaixo). Para a realização dos Encontros Técnicos 2014, O Tribunal conta com o apoio da Associação Goiana dos Municípios (AGM), da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação de Câmaras Municipais dos Vereadores de Goiás (UVG). E, também, das prefeituras das cidades sede: Jataí, Iporá, Luziânia, Goianésia e Morrinhos.
Interlegis debate transparência com representantes de Assembleias e Câmaras
As senadoras Angela Portela, 2ª secretária, e Lúcia Vânia, Ouvidora do Senado, vão abrir o encontro de representantes estaduais Interlegis e das Escolas do Legislativo debatendo os temas da transparência e da modernização do Parlamento. O V Encontro de Representantes Interlegis e o XXIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) será na próxima terça-feira, dia 6, e contará ainda com as presenças do diretor-geral do Senado, Helder Rebouças, da diretora do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Elga Lopes, e do presidente da ABEL, Florian Madruga.
Depois das boas-vindas da senadora Angela Portela, representando a Mesa Diretora do Senado, a senadora Lúcia Vânia fará uma palestra sobre “Ouvidoria no Legislativo”. Ela vai abordar não apenas a sua experiência, como também enfatizar a necessidade de que todas as casas legislativas construam este canal de comunicação com o público externo.
O coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do ILB/Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, ao discutir o tema “A Transparência no Legislativo”, vai analisar o impacto da legislação atual no trabalho de Câmaras e Assembleias. Mais especificamente, ele mostrará as exigências da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Transparência que as casas legislativas são obrigadas a cumprir e as maneiras como os produtos e serviços oferecidos pelo Programa Interlegis podem ajudar nesta tarefa.
O Programa Interlegis possui um representante em cada Assembleia estadual e em algumas Câmaras de capital. Servidores das casas, preferencialmente efetivos, eles fazem a ligação entre a sede do Programa e os Estados. Para o encontro desta terça-feira, confirmaram presença os representantes de 16 Assembleias e três Câmaras. Na parte da tarde, eles farão uma reunião técnica com coordenadores e outros técnicos do Interlegis para debater mudanças, atualizações e outras questões.
Com um trabalho que corre em plena sintonia com o do Interlegis/ILB, até porque os objetivos são semelhantes, também se reúne a Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). Presidida por Florian Madruga, diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado, a entidade conta hoje com mais de cem filiados em todo o país e tem dedicado seu trabalho sobretudo à área de capacitação. A ABEL promove o seu 23º encontro, também na sede do Interlegis.
Interlegis participa de “Mobilização Nacional de Vereadores”
Começa nesta terça-feira, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, a 2ª Mobilização Nacional dos Vereadores, que pretende discutir, até quinta-feira, vários temas de interesse das Câmaras e dos legisladores municipais. Segundo Rogério Rodrigues da Silva, presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), organizadora do evento, são aguardados mais de 500 participantes.
O Senado vai participar, por meio do Interlegis, na discussão de temas relacionados à transparência e melhoria da gestão nas Câmaras Municipais. O coordenador de Planejamento do Interlegis/ILB, Armando Nascimento, fará uma exposição sobre os produtos e serviços que são gratuitamente oferecidos às casas legislativas tendo como objetivo final a sua modernização. Entre eles, o Portal Modelo para internet e outras ferramentas, que possibilitam informatizam o processo legislativo e o acesso do cidadão ao trabalho parlamentar.
Entre outros temas, o encontro dos vereadores vai debater reforma política, orçamento municipal, pacto federativo, função fiscalizadora do vereador. Também na pauta, as matérias em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados que sejam de interesse das Câmaras e dos vereadores.
Encontro da ABEL também acontece no Interlegis
O XXIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas acontece a partir de amanhã, paralelamente à reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), e dos representantes estaduais do Programa Interlegis. Nesta segunda-feira, 05, já estavam confirmados mais de 70 representantes de 20 Estados.
O primeiro encontro da ABEL de 2014, além da programação tradicional, de interesse específico das Escolas, terá também a presença de duas senadoras: Lúcia Vânia, Ouvidora do Senado, vai falar sobre a importância de criação deste canal de comunicação com o público externo em Assembleias e Câmaras; e Vanessa Grazziotin, Procuradora da Mulher, discorrerá sobre a sua experiência nesta função recém-criada pelo Senado e defenderá a necessidade de expandi-la para outras casas legislativas.
Segundo o presidente da ABEL, Florian Madruga, a expectativa para esta reunião é extremamente positiva. Segundo ele, também haverá espaço para a troca de experiências entre as Escolas – que hoje já são 105, em todo o Brasil – e discussão sobre projetos político-pedagógicos a serem implantados por elas.
Boa parte da programação da ABEL é dividida com o encontro dos representantes Interlegis, que também acontecerá na sede do Programa, em Brasília.
Angela Portela destaca papel do Interlegis e da ABEL no fortalecimento do Legislativo
A 2ª Secretária do Senado, Angela Portela (PT-RR), destacou a importância das ações empreendidas pelo Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis para que o Brasil tenha, em todas as esferas, um Poder Legislativo mais moderno e transparente. Ela abriu, na manhã desta terça-feira, o 5º Encontro de Representantes Interlegis nas Assembleias e o 23º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, realizados na sede do Interlegis, com representantes de mais de 20 Estados.
“É uma satisfação ver que o Senado, esta instituição quase bicentenária, não ficou atrás no uso da tecnologia, e o Interlegis é a prova mais evidente desta verdade”, afirmou, ao listar algumas das ferramentas que o Programa coloca à disposição das casas legislativas de todo o país. Angela Portela destacou que esses produtos facilitam o acesso dos cidadãos e, ao mesmo tempo, o trabalho de parlamentares e servidores, além de gerar economia de custos. A senadora falou ainda das ações voltadas para educação e capacitação e da sintonia do Interlegis/ILB com as Escolas do Legislativo e de Contas, que já são mais de cem em todo o país.
Além da participação dos cidadãos em geral, Angela Portela elogiou a inclusão do debate sobre o aumento da participação da mulher na política nos encontros. “É preciso urgência na inclusão da mulher nos espaços de poder” – disse ela.
A criação de Procuradorias da Mulher é um dos temas da reunião que a ABEL realizará em separado. Da mesma forma, estas escolas terão como meta incentivar a criação de ouvidorias nas casas às quais estão vinculadas, segundo o presidente da entidade, Florian Madruga. “Além de capacitar, treinar, atualizar, as escolas também vão trabalhar com estas novas propostas”.
Educação
Rogério Ventura, diretor de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, também enfatizou a necessidade de investimentos em capacitação. “Isso dá retorno, sim, só com investindo em educação os países prosperam” – afirmou. Ele anunciou que a Câmara já está finalizando o processo de credenciamento, pelo MEC, dos seus cursos de especialização, tanto presenciais, quanto a distância.
A diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, em rápidas palavras, falou da fusão dos dois órgãos do Senado e incentivou a troca de ideias entre as instituições presentes. Também a diretora-geral adjunta do Senado, Ilana Trombka, ressaltou a importância da educação e do aumento irreversível da participação popular no processo político:
“Não existe passo atrás, temos que buscar mais participação popular, mais transparência, mais controle social, temos que nos aprimorar, mas não podemos esquecer que o Poder Legislativo é o mantenedor da democracia”. Ela disse que novos cursos serão criados, ainda este ano, justamente para atender a esta demanda, de ouvidoria para a administração pública e sobre a Lei de Acesso à Informação.
Transparência para todos
Metade das Câmaras Municipais do país não tem sequer portal na internet. O resultado de levantamento, feito por técnicos do Interlegis, mostra uma “realidade trágica”, segundo Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Programa. Por isso, o Interlegis está propondo uma espécie de pacote para ajudar estas casas a “cumprirem a legislação e a dar ao cidadão a necessária transparência”.
Francisco Biondo falou sobre a evolução do conceito de transparência e suas previsões legais, além do “clamor da sociedade por participação”, para justificar a necessidade imediata de ações concretas. Até porque, acrescentou, a legislação prevê punições para as instituições que não cumprirem o que está estabelecido, por exemplo, na Lei de Transparência, que é um desdobramento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Esta proposta inclui a Certificação Interlegis de Transparência, que seria concedida às Câmaras que adotarem as ferramentas que o Programa oferece. Para atingir esta difícil meta – já que está se falando de cerca de 2.800 Câmaras – ele propôs uma campanha com a participação dos representantes Interlegis nas Assembleias e Câmaras de capitais e das Escolas do Legislativo.
Diretor-geral
O diretor-geral do Senado, Helder Rebouças, participou do Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas que se reuniu durante a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que se realiza esta semana na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio. Mas ainda dirigiu algumas palavras no encontro no Interlegis. Ele garantiu que as exigências políticas de contenção de despesas não vão comprometer as ações de capacitação do Senado.
Ouvidoria
A senadora Lúcia Vânia compartilhou sua experiência sobre a Ouvidoria no Senado, dizendo que se surpreendeu, ao assumir função, com o grau de formalidade que o procedimento tinha na Casa. A senadora defendeu que a Ouvidoria precisa ser um canal que responda de forma direta e verdadeira ao cidadão e não um mero instrumento que apenas justifique sua existência. Ela disse que o advento da Lei de Acesso à Informação foi um fator importante em favor das ouvidorias, porque reforçou o direito do cidadão de saber o que o seu representante está fazendo.
A senadora fez um apelo aos presentes para que todos se juntem no esforço de implantarem uma ouvidoria em suas casas. Ela disse ainda que acredita estar alcançando, no Senado, um nível mais próximo do desejado nesta prestação de serviço ao cidadão na medida em que a Casa se abre para troca de experiências com outros órgãos e, internamente, existe um esforço na integração das informações entre os departamentos.
Reunião técnica com representantes do Interlegis encerra V Encontro
O V Encontro dos Representantes Interlegis nas Assembleias continuou no período da tarde com reunião técnica conduzida por Elga Mara Lopes, diretora-executiva do ILB/Interlegis.
Elga apresentou resultados expressivos do Programa e as metas para 2014 como a hospedagem de mais 833 portais de câmaras diretamente na Rede Nacional Interlegis; o desenvolvimento de duas pesquisas amostrais com casas legislativas; a padronização dos produtos Interlegis e a capacitação, na modalidade à distância, de 4000 servidores e vereadores de câmaras.
A diretora do Interlegis/ILB apresentou um mapeamento feito pela equipe do Programa, que demonstra que atualmente no Brasil mais de 50% das Câmaras não possuem portais no internet. O detalhamento por Estado foi entregue a cada representante. Ela Aproveitou para reforçar o assunto tratado pela manhã durante palestra do coordenador Francisco Biondo, de um Certificado de Transparência, que será uma maneira de incentivar casas que não possuem ou não estão atualizando adequadamente os seus portais e resolverem esta questão que as coloca em pendência com as leis de transparência e de acesso à informação.
Os coordenadores do Interlegis/ILB tiveram a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos em suas áreas e foram especialmente questionados sobre ensino à distância e dificuldades tecnológicas nas casas de regiões mais remotas, assuntos de maior interesse. Mas os presentes também aproveitaram o momento para registrar depoimentos sobre a importância do Interlegis em suas casas, como Carlos Manvailer, da Assembleia Legislativa de Rondônia, que colocou o Programa, e em especial a ferramenta SAPL, como um divisor de águas na modernização daquela Casa. Estiveram representados naquela reunião os estados de CE, PI, RO, SC, PR, DF, RJ, MG, RR, PE e GO.
Coordenador do Interlegis expõe ações sobre transparência para Câmaras
A 2ª Mobilização Nacional dos Vereadores teve início nesta terça-feira, 06/05, no Auditório Petrônio Portela do Senado, com a presença de mais de 500 representantes de Câmaras Municipais de todo o Brasil. O Interlegis, programa do Senado Federal voltado para o fortalecimento do Legislativo em todas as suas esferas, mas especialmente a municipal, esteve presente no evento promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).
Coordenador de Planejamento do Interlegis, Armando Nascimento mostrou as principais linhas de ação do Programa para 2014. Segundo ele, a ênfase será dada às questões relacionadas à transparência. Ressaltando dados de um levantamento feito por sua equipe, segundo o qual 50% das Câmaras Municipais sequer dispõe de portal na internet, Armando Nascimento mostrou os produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente pelo Interlegis que podem ajudar a mudar esta situação.
O Portal Modelo, desenvolvido pelo Interlegis, como plataforma padrão para que as casas legislativas possam construir seu próprio site na internet, é uma destas ferramentas. Implementá-lo na maior parte das Câmaras este ano é uma das principais metas do Interlegis, segundo Armando Nascimento.
Além disso, o Interlegis quer também aumentar o número das casas que hoje utilizam o domínio .leg. br. Também desenvolvido pela equipe de tecnologia do Interlegis, ele permite reforçar a identidade do legislativo na rede, padroniza o domínio e facilita o reconhecimento do órgão. O coordenador do Interlegis também explicou que as Câmaras que não tiverem condições técnicas podem hospedar seus portais no banco de dados do Programa.
Dividiram a mesa de abertura do evento, além do Interlegis, representantes da Ordem dos Advogados, vereadores, diretores e o presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues da Silva.
Interlegis faz ação coordenada de inclusão digital no Estado de Goiás
De 19 de maio a 6 de junho, o Programa Interlegis, do Senado Federal, fará uma grande ação coordenada de inclusão digital destinada a atingir o Legislativo de todo o Estado de Goiás. A programação foi desenvolvida a pedido do senador Cyro Miranda e envolverá vários servidores. A meta é atingir o maior número possível de municípios para que todos possam desenvolver seu portal na internet e atender aos requisitos legais de transparência e acesso à informação.
Goiânia recepcionará o primeiro encontro, com a abertura oficial no dia 19, seguida de três dias de oficina de treinamento ministrada pelos técnicos do Interlegis. O mesmo modelo será repetido em Caldas Novas (de 27 a 30 de maio) e em Porangatu (de 03 a 06 de junho). No primeiro dia, haverá sempre uma série de palestras: Modernização do Legislativo, Importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica, Transparência no Legislativo e Poder Legislativo e a Sociedade.
Nas oficinas, os instrutores vão capacitar os servidores das Câmaras para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .LEG.
As inscrições estão abertas, inicialmente, para o evento de Goiânia, por meio do link:
http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/05/oficina-de-tecnologia-legislativa-goiania-go
Vereador de Rio Branco visita Interlegis e conhece os produtos do Programa
O vereador Marcelo Macêdo, da Câmara Municipal de Rio Branco, Acre, visitou a sede do Interlegis no dia 5/5, para conhecer o Programa e buscar parceria.
Foi recebido pelo servidor Janary Nunes, que durante a visita explicou sobre a importância do Interlegis junto às câmaras municipais de todo o país. Também explicou como o programa atua por meio de consultorias, oficinas para capacitar servidores e oferece produtos tecnológicos.
De acordo com Marcelo, a Câmara de Rio Branco passa por um avanço na modernização com a adoção do domínio .leg. Ele expressou o desejo de receber os técnicos do Interlegis para a realização de treinamentos com os servidores da Câmara e proximidades. Segundo ele "os cursos oferecidos pelo Interlegis vão trazer benefícios para o Legislativo local".
Participação do Interlegis/ILB em encontro parlamentar é sucesso
Dezenas de pessoas procuraram o estande montado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) na sede da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), onde acontece até amanhã, dia 08/05, a 18ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), o maior encontro do gênero na América Latina. Foi grande o interesse de deputados estaduais, vereadores e servidores de casas legislativas por produtos tecnológicos, como o Portal Modelo para internet, ou de capacitação, como os cursos a distância.
Alessandro Campos Lemos foi um deles. Advogado da Câmara Municipal de Nova Serrana, em Minas Gerais, ele não conhecia o Programa Interlegis. Ficou entusiasmado com as funcionalidades não apenas do Portal como do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (ferramenta criada pelo Interlegis para informatizar todo o processo de uma casa legislativa).
Ele disse que a Câmara de Nova Serrana possui site na internet, mas que outras da região, não, e que certamente ficariam interessadas, sobretudo porque estas ferramentas são disponibilizadas gratuitamente. Lemos, inclusive, disse que está pensando em criar uma Escola do Legislativo.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco já é parceira do Programa Interlegis, mas os técnicos que visitaram o estande disseram que ainda há muito para ser feito e se dispuseram a reativar os contatos.
Os servidores do ILB dedicados à área de educação também receberam muitas demandas de casas legislativas e servidores interessados sobretudo nos cursos a distância. No estande, eles mostravam aos interessados o uso da plataforma e as atualizações que foram feitas recentemente nos produtos oferecidos.
Até mesmo representantes de outras instituições, nem sempre ligados ao Legislativo, como o Banco do Brasil, procuraram o estande e mostraram interesse em desenvolver parcerias.
Interlegis leva exposição sobre Casas Legislativas à Conferência da UNALE
Era uma cena comum no hall da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio: parado em frente ao painel, o servidor ou parlamentar identificava a casa em que trabalha e não resistia a tirar uma foto. Tratava-se da exposição montada pelo Programa Interlegis com fotos e uma breve história das sedes do Congresso Nacional, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas de todos os Estados brasileiros e Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Ela foi montada especialmente para a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada durante esta semana em Brasília, na sede da CNTC. Se os participantes vindos dos Estados se identificavam, estrangeiros – havia delegações de vários países da América do Sul e até da China – ficavam interessados em conhecer um pouco mais sobre a realidade dos Parlamentos no Brasil.
Esta exposição é um desdobramento do livro “Casas Legislativas do Brasil – O Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais”, que busca retratar um pouco da história do Parlamento brasileiro. Foi um árduo trabalho, só possível graças ao esforço conjunto de servidores de cada uma delas, coordenado e finalizado pela equipe do Programa Interlegis e da Secretaria de Comunicação do Senado Federal.
É uma oportunidade rara de ver reunidos os principais elementos caracterizadores dos prédios do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas, com um belo registro de imagens. É uma panorâmica sem abordagem política ou mesmo um viés crítico, mas que procura apenas demonstrar o cuidado com que todas elas foram construídas ao longo do tempo.
Políticos ainda estão distantes das redes sociais, diz especialista
Durante o seminário “Desafios da Editoração no Setor Público”, promovido pelo Senado, na sede do Interlegis/ILB, o jornalista e especialista em tecnologia e negócios, Manoel Fernandes, traçou uma radiografia do poder público nas mídias sociais. Uma de suas conclusões, no que diz respeito ao Legislativo, é que os parlamentares ainda estão distantes deste universo e que têm, portanto, um grande espaço de ação pela frente.
Em estudo que cruzou dados oficiais, segundo Manoel Fernandes, esta situação fica clara. O Brasil tem 140 milhões de eleitores, dos quais 46% - ou 64,5 milhões - têm acesso à internet. O maior número de eleitores que acessam a rede está no Distrito Federal, com 74%, seguido de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 59%. Na outra ponta, estão Ceará, Piauí e Maranhão, entre 20% e 30%.
Somados os senadores, os deputados e as duas Casas, têm-se que o Congresso tem 12,5 milhões de seguidores nas redes sociais, mas apenas 18% dos parlamentares alcançam 1% do eleitorado com acesso à rede nos seus Estados. Portanto, diz ele, faz sentido um grande esforço dos políticos no campo digital.
Por enquanto, os estudos de Manoel Fernandes e de sua equipe restringiram-se à esfera federal, mas eles pretendem começar a mesma radiografia nos Estados. A diretora-executiva do Interlegis/ILB convidou-o para uma troca de ideias sobre estas experiências por meio da Rede Interlegis, o que deverá ser agendado para breve.
Interlegis participou do Fórum Internacional de Software Livre
Jean Ferri, servidor da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN) do Interlegis/ILB foi um dos palestrantes da 15ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que reuniu milhares de pessoas de 07 a 10 de maio, em Porto Alegre.
Jean falou sobre “Ecossistema de Colaboração no Governo: O caso do Legislativo”, abordando o caso do Interlegis que, há mais de 16 anos iniciou sua missão de modernizar e integrar o legislativo brasileiro e optou por caminhos que foram inspirados nas comunidades de software livre, mas adaptados ao ecossistema do governo.
Ele explorou as técnicas e ferramentas que foram usadas, as situações vivenciadas, o que deu certo e errado, e o ambiente Colab que foi desenvolvido para sustentar as comunidades de prática e utiliza tecnologias como Diazo, Solr, Mozilla Persona, Django, entre outras. Veja os slides da apresentação.
Jean é bacharel em Informática (Análise de Sistemas) e Pós-Graduado em Software Livre (Segurança de Redes). Analista de Sistemas do Programa Interlegis (Senado Federal) desde julho de 2004, atuando no desenvolvimento dos sistemas para a comunidade do legislativo e entusiasta dessa comunidade.
Observatório de Migrações Internacionais é lançado em evento sediado no Interlegis/ILB
Estudos recentes da Organização Internacional do Trabalho – OIT dão conta de que 214 milhões de pessoas em todo o mundo estão fora de seus países de origem, em busca de oportunidades de trabalho. Para acompanhar o movimento de imigração, emigração e retorno às fronteiras brasileiras foi lançado hoje, 14/5, em evento sediado no auditório do Interlegis/ILB, o Observatório de Migrações Internacionais - OBMigra.
O Observatório foi criado por meio de um termo de cooperação entre a Universidade de Brasília e o Ministério do Trabalho e Emprego. No evento de abertura, Leonardo Cavalcanti, professor da UnB e coordenador científico do OBMigra afirmou que o Observatório será o local adequado para pensar o fenômeno “multidisciplinar” migratório, que envolve questões demográficas, econômicas e sociais entre outras e a partir daí apresentar dados essenciais para que sejam desenvolvidas políticas públicas a respeito desse assunto. Na ocasião, o professor Leonardo estava acompanhado da professora Flávia Lessa de Barros, coordenadora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre América Latina e o Caribe, da UnB.
O evento de lançamento do OBMigra ocorreu dentro do Seminário: Migração Laboral no Brasil – Desafios para a construção de Políticas, organizado pelo OBMigra e pela UnB com o apoio do Interlegis/ILB e contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias. O Ministro afirmou que é “preciso se preparar para responder com respeito, agilidade, segurança e solidariedade aos imigrantes que chegam ao Brasil em busca de uma nova vida”. Ele afirmou que estudos como os que serão desenvolvidos pelo Observatório serão de grande importância para que se supra esta e outras muitas necessidades que se tem hoje no país com relação a este contingente de trabalhadores.
Na mesa de abertura do evento também estavam o representante da Confederação Nacional da Indústria, Alexandre Furlan; o representante da Central Única dos Trabalhadores, Antônio Lisboa, a vice-reitora a UnB, Sônia Nair Báo e o coordenador do Interlegis/ILB, Francisco Biondo.
Em suas palavras, Alexandre Furlan e Antônio Lisboa compartilharam da mesma opinião de que o foco das discussões sobre o entendimento a respeito dos movimentos migratórios no país não está na segurança, como sugerem alguns discursos, mas no trabalho: respeito aos direitos trabalhistas, oportunidades de emprego, segurança física e jurídica etc. Alexandre Furlan citou o estudo da OIT que diz que 90% das migrações mundiais são motivadas por questões relacionadas a trabalho. Antônio Lisboa disse que é preciso avançar as discussões sobre políticas públicas que digam respeito a migração no Brasil dando enfoque nos direitos humanos, já que a legislação atual remete a época da Ditadura no Brasil. Eles foram acompanhados em sua fala pela vice-reitora da UnB, Sônia Nair Báo que afirmou que a migrações motivadas por oportunidades de trabalho são, na realidade, uma busca pela inserção social e reforçou o discurso de que qualquer avanço neste tema precisa levar mais em consideração as pessoas e os seus direitos.
Francisco Biondo, que representava o Interlegis/ILB, ponderou que o impacto das migrações são sentidas diretamente na vida dos municípios e eles, portanto, são um local adequado para importantes debates políticos. Ele colocou o Programa Interlegis e sua capilaridade (possível entre outras maneiras pelo seu sistema de videoconferência e sua rede virtual de relacionamento com as assembleias legislativas e câmaras de todo o país), ao dispor de toda e qualquer iniciativa surgida a partir dos estudos levantados pelo Observatório.
As embaixadas do Cazaquistão, Georgia e Haiti enviaram representantes para acompanharem o Seminário.
Interlegis promove encontro em Goiânia
O Programa Interlegis, do Senado Federal, vai promover, na próxima segunda-feira, dia 19, um Encontro Estadual em Goiânia, para debater a modernização do Legislativo, com ênfase em ações de transparência. O evento será aberto pelo senador Cyro Miranda, às 14 horas, na Assembleia Legislativa e deve reunir dezenas de Câmaras Municipais. Segundo ele, "com essa iniciativa, o Senado procura ir ao Estado para buscar a sintonia com as Câmaras Municipais e conhecer as demandas locais e regionais."
O Interlegis desenvolve produtos e ações para a modernização e integração do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. Criado em 1997 em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e incorporado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) em 2013, ele busca promover transparência e interação do Legislativo com a sociedade.
Francisco Etelvino Biondo, um dos coordenadores do Programa, vai defender a necessidade urgente de adequação das casas legislativas à legislação, como a Lei da Transparência e a de Acesso à Informação. Ele também vai falar do Projeto de Modernização do Legislativo que vem sendo conduzido pelo Interlegis.
O consultor legislativo do Senado Paulo Henrique Soares, ao abordar “A Importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica”, vai destacar a importância da atualização desses marcos jurídicos, muitos dos quais, além de defasados, podem conter pontos inconstitucionais.
A interação do Legislativo com a sociedade e questões específicas sobre transparência são outros temas a serem abordados. Para atingir estes objetivos, o Interlegis oferece alguns produtos tecnológicos, como o Portal Modelo para internet, que será objeto de uma oficina nos dias 20, 21 e 22. Nela, os instrutores do Interlegis vão capacitar os servidores das Câmaras para que eles estejam aptos a administrar o portal de suas respectivas Casas. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br
Presidente da Câmara de Dona Inês, na Paraíba, visita Interlegis para reativar parceria
O vereador Demetrio Ferreira, da Câmara Municipal de Dona Inês na Paraíba, visitou a sede do Interlegis nesta quarta-feira, 14/5, para reativar a parceria e conhecer mais sobre o Programa.
Foi recebido pelo servidor Janary Nunes, que, durante a visita explicou sobre a importância do Interlegis para as câmaras municipais do todo o país e dos serviços que presta com vistas à modernização das casas.
O vereador explicou que a Câmara utiliza o portal modelo e também a extensão .leg. O .leg reforça a identidade do legislativo na internet e padroniza o domínio, facilitando o reconhecimento imediato de um órgão do Legislativo.
Durante a conversa, o vereador demonstrou interesse quando o servidor Janary falou sobre a consultoria que o Interlegis presta às câmaras para a melhoria das leis Orgânicas municipais e atualização dos regimentos internos.
Cyro Miranda e Helio de Sousa destacam resultados do Interlegis
As informações são do site da Assembleia:
Fazendo uso da palavra durante o Encontro Estadual Interlegis, que acontece no Auditório Costa Lima, o senador Cyro Miranda (PSDB), comemorou os resultados do Programa Interlegis, desde a sua criação.
"O programa aproxima ainda mais o cidadão do Poder Legislativo", disse. "Investir nos municípios é investir em um Brasil melhor, é nas cidades e no campo que vamos construir o futuro de Goiás", refletiu.
Já o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), representante do presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB), lembrou que as novas ferramentas tecnológicas devem ser usadas, em todo o seu potencial, para otimizar a tramitação e conferir maior publicidade aos processos legislativos.
Ele explicou que, visando o fortalecimento dos laços institucionais entre Câmaras Municipais, a Assembleia Legislativa criou o Programa Intercâmaras, em 2009. "Desde então, foram promovidos 25 seminários regionais, que envolveram todos os municípios goianos; a Assembleia também viabilizou a implantação de portais eletrônicos, oferecendo suporte e assistência a 229 dos 245 municípios goianos, cujos sites hoje encontram-se hospedados no servidores desta Casa de Leis", explicou.
Outras notícias sobre o Encontro:
Assembleia é pioneira em realizar oficina para migração do novo portal Interlegis
As informações são do site da Assembleia Legislativa de Goiás
A sala de informática do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás está tomada por representantes de Câmaras Municipais de 15 cidades do interior do Estado. O motivo do encontro é participar do curso da nova versão do Portal Modelo, desenvolvido pelo Interlegis na versão 3.0 para Câmaras e Assembleias.
“A Assembleia de Goiás é a pioneira nesta oficina que vai migrar a hospedagem do subdomínio, que o serviço de TI oferece para as Câmaras de Goiás, para o novo portal, em uma nova versão no dia 30 de maio”, explicou o analista de sistemas José Bonifácio.
O curso está sendo ministrado pelo analista de sistema Higino Vieira na versão alfa, e será implantado na versão beta a partir do dia 30 de maio. Além da nova versão 3.0, a ideia é levar para todos os Estados e municípios o domínio “.leg”, assim como já está padronizado o “.gov e .jus”.
Servidores de Câmaras aprovam novo Portal Modelo
Com informações da Assembleia Legislativa de Goiás
Continua nesta terça-feira 21, oficina para uso da novo Portal Modelo desenvolvido pelo Interlegis, agora na versão 3.0. As aulas acontecem na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
O especialista em informática do Senado, Higino Vieira, um dos servidores do Interlegis que oferece o treinamento, destacou a importância do curso, reforçando que ele permite a troca de informações entre a Câmara e os munícipes. Quanto ao Portal, Higino salientou que “a nova versão do Portal Modelo serve de fomento e incentivo à transparência porque torna as Câmaras mais modernas e atualizadas”.
Para a oficial legislativa da Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba – MG, Mariana Ferreira Cunha, a nova versão vai facilitar a utilização do Portal. “Já utilizamos o Portal Modelo, o que vai mudar é que vai ficar mais fácil, o que é bom porque a Câmara precisa divulgar as informações com transparência”, pontua a mineira.
Já o coordenador da Câmara Municipal de Jandaia - GO, Paulo Henrique Oliveira, considera que a adoção do Portal vai representar um grande avanço, uma vez que o município ainda não tinha o Portal que agora será utilizado numa versão moderna.
“Esse Portal vai ser muito importante, principalmente para a transparência, porque aproxima a população com interatividade”, afirma.
Para o agente legislativo da Câmara Municipal de Volta Redonda – RJ, Lindomar Alcebíades, o grande destaque da nova versão também é a facilidade de utilização tanto de quem faz a alimentação do Portal quanto do usuário.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Gislanda Fátima avalia o momento de aproximação dos legislativos. “Esse encontro nacional dá oportunidade para implantar nas câmaras uma nova versão do Portal para se trabalhar com transparência”.
Adriano Moreira, professor da Universidade de Lisboa, fala no Interlegis sobre cooperação legislativa
O professor Adriano José Alves Moreira, de 92 anos, fará palestra na tarde desta quinta-feira, no auditório do Interlegis, para os alunos da pós-graduação do Instituto Legislativo Brasileiro. Ele também fará uma exposição na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O tema de sua palestra será Cooperação Técnica Legislativa Brasil-Portugal.
Adriano Moreira foi ministro no governo Mário Soares e responsável pela descolonização pacífica dos países lusófonos da África, com enorme prestígio em Portugal e nos países que se tornaram independentes. Ele é também catedrático na Universidade de Lisboa, Delegado da ONU, presidente do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, membro da Academia Brasileira de Letras e tem inúmeros livros publicados.
Depois de curso na Assembleia Legislativa de Goiás, cresce adesão ao novo “Portal Modelo”
Com informações da Assembleia Legislativa de Goiás
Representantes de câmaras municipais de 18 cidades de Goiás e até de outros estados concluíram ontem, 22/05, a primeira oficina de treinamento com a nova versão do Portal Modelo para internet, desenvolvido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. O senador Cyro Miranda, que solicitou a realização dos eventos, registrou em memorando ao Primeiro Secretário do Senado, Flexa Ribeiro, “sua indisfarçável alegria com o êxito” das atividades. Ele também destacou o empenho e a dedicação dos servidores do Interlegis e do seu gabinete para que tudo fosse realizado em tempo recorde.
O curso teve por objetivo divulgar e capacitar os servidores para trabalhar com a versão 3.0 do Portal Modelo. Além de adotar a atualização do produto, a ideia é levar para todos os Estados e municípios o domínio .leg.br, que reforça a identidade na internet e padroniza o domínio, facilitando o reconhecimento imediato de um órgão do Legislativo. A Assembleia de Goiás foi a primeira a receber treinamento e está se preparando para completar a migração da hospedagem para a base de dados do Interlegis até 30 de maio.
O saldo do curso foi positivo tanto para os que tiveram a seu primeiro contato com a ferramenta quanto para servidores que já a utilizavam em sua versão anterior. De maneira geral, os participantes avaliaram que a ferramenta está bem elaborada e permite a fácil utilização nas duas pontas, ou seja, para quem alimenta o portal de informações e para o cidadão que busca saber o que sua câmara está realizando, tornando o acesso a estes dados mais claro e fácil.
O técnico de informática da Câmara de Volta Redonda/RJ, Ednei Egalon Pereira fez o seu balanço do evento: “o pessoal estava interessado e o curso foi muito proveitoso. Prova disso foi a sala completamente lotada com representantes de várias câmaras de municípios do interior de estados brasileiros”. Ednei também elogiou a nova disponibilização das informações dentro do portal: “o conteúdo está mais disponível através de um layout inovador”.
Servidores do legislativo podem fazer cursos de EaD com tutoria
A Coordenação de Ensino a Distância do ILB, gestor do Programa Interlegis, acaba de finalizar seu primeiro pacote de cursos de ensino a distância, com tutoria, de 2014. Serão 11 ofertas diferentes para o público que trabalhe no âmbito do legislativo: servidores do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunais de Contas, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Escolas do Legislativo.
O número de vagas é limitado a 120 inscrições por curso. As vagas são preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das pré-matrículas e os servidores do Senado terão prioridade no preenchimento das vagas. A pré-matrícula deverá ser feita no período de 27/5 a 2/6, a seleção dos alunos será feita até 4/6 e a confirmação da matrícula, entre os dias 5 e 6/6. As aulas começam no dia 9/6.
Os tutores já foram selecionados e são servidores efetivos e comissionados, lotados no Senado, com especialização, mestrado ou doutorado em diversas áreas de conhecimento.
Os cursos estão sendo desenvolvidos em um ambiente virtual novo, o Saberes, baseado na plataforma Moodle, ferramenta gratuita e universal de gestão de EaD, utilizada pela maioria da comunidade acadêmica entre outras vantagens, por sua interatividade.
Os cursos oferecidos serão:
- Administração Pública Descritiva
- Direito Eleitoral
- Fundamentos da Ciência Econômica
- Gestão do Conhecimento Legislativo
- Licitação e Contratos Administrativos
- Novo Acordo Ortográfico – Teoria e Prática
- Orçamento Público Avançado
- Organização de Gabinete Parlamentar
- Redação e Técnica Legislativa
- Siga Brasil – Sistema de Informação da Execução Orçamentária
- Técnicas em didática para EAD
Saiba mais sobre o curso do seu interesse em www.senado.leg.br/EAD.
Mais informações:
3303 - 2712
Câmara Municipal de Salvador vai lançar novo Portal da Transparência
Osvaldo Lyra, Secretário de Comunicação da Câmara Municipal da Câmara de Salvador, apresentou nesta sexta-feira, 23/05, para a direção do Programa Interlegis as linhas gerais do novo Portal da Transparência da Câmara. Ele esteve com Elga Lopes, diretora executiva do Instituto Legislativo Brasileiro, que gerencia o Programa, o coordenador Francisco Biondo e técnicos da área de TI (Tecnologia da Informação).
Segundo Lyra, a visita serviu para trocar informações sobre os procedimentos necessários para a adaptação do Portal às exigências da legislação, como as leis de Transparência e Acesso à Informação. Ele também discutiu aspectos técnicos sobre o uso do domínio .leg.br pelas casas legislativas.
A Câmara de Salvador já possui um Portal da Transparência, mas está submetendo-o a um processo de atualização, com novos e modernos recursos, entre eles, aplicativos para smartphones. Osvaldo Lyra é também o representante do Interlegis junto à Câmara de Salvador.
Servidor do Interlegis/ILB recebe reconhecimento por curso ministrado em Campinas
O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Campos Filho, encaminhou ofício de reconhecimento ao servidor Luís Fernando Pires Machado, que ministrou entre os dias 9 e 10 de abril o curso de Redação Legislativa, por ocasião da inauguração da Escola do Legislativo.
Segundo os participantes, a oficina foi considerada “ótima” pelo domínio do assunto e didática apresentada. O ofício destacou também a qualidade dos cursos oferecidos pelos servidores do Interlegis/ILB pela capacidade, qualidade do trabalho e pontualidade dos profissionais.
“As manifestações de rua vão continuar”, diz diretora do Latinobarómetro
Uma das principais instituições de pesquisa da América Latina, fundada nos anos 90 para acompanhar os processos de transição democrática na América Latina, é o Latinobarómetro, que atua em 18 países. Marta Lagos é fundadora e sua diretora-executiva . Ela está no Brasil para analisar as manifestações populares do Brasil, num seminário internacional que ocorreu nesta segunda-feira, na Câmara dos Deputados. No Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ela discutiu possibilidades de cooperação.
Na sua avaliação, as manifestações vão continuar, até que sejam promovidas mudanças reais, que façam com que o povo não se sinta excluído dos frutos do desenvolvimento econômico. De acordo com as pesquisas promovidas pelo instituto, o senti mento de inclusão é mais alto em países como Nicarágua, Venezuela e Equador, a despeito de serem países que enfrentam diversos problemas políticos e econômicos.
O povo, segundo Marta Lagos, é mais democrático que as elites, que repetem promessas que não se concretizam. “Ele espera até cansar e não confia nos políticos e nas instituições, embora preze a democracia”, disse ela. Outro sentimento forte, segundo as pesquisas feitas pelo Latinobrómetro, é a de que o povo identifica a democracia com liberdade e reivindica cada vez mais a liberdade que foi prometida e o que com ela pode ser alcançado.
“A maior demanda regional é por inclusão”, disse ela, ao avaliar que as pessoas dizem que “não pertencem a este mundo”. Os partidos políticos precisam fazer autocrítica, disse Lagos, porque estão esclerosados, fechados e sempre com os mesmos atores. A pergunta, segundo ela, é “por que não sair às ruas” e não o contrário.
Marta Lagos aproveitou para discutir possibilidades de cooperação com o ILB. Ela disse que a instituição carece de recursos para fazer pesquisas no Brasil (uma pesquisa anual, nos moldes do que o instituto faz custa 150 mil dólares) e que gostaria de contar com o apoio local. A diretora executiva do ILB, Elga Lopes, ficou de analisar com as áreas afins do instituto o que pode ser feito. Além disso, Marta Lagos levou uma proposta de convênio com o ILB e ficou de enviar um modelo de parceria que o Latinobarómetro mantém com instituições espanholas.
Interlegis dá continuidade à ação de inclusão digital em Goiás
Depois de Goiânia, agora é a vez de São Miguel do Araguaia, cidade no noroeste goiano, a quase 500 quilômetros da capital, sediar o treinamento fornecido pelos técnicos do Programa Interlegis para a criação de portais na internet. A meta é atingir o maior número possível de municípios do Estado para que todos possam desenvolver seu portal e atender aos requisitos legais de transparência e acesso à informação.
Nas oficinas, os instrutores vão capacitar os servidores das Câmaras para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .LEG.
É um curso presencial completo, gratuito, destinado a funcionários de Câmaras Municipais e Assembleias de todo o País com foco no cumprimento das Leis de Transparência e de Acesso à Informação. O objetivo é atender à demanda de várias casas legislativas para a implantação e capacitação no Portal Modelo. Para o bom aproveitamento dos cursos, as vagas são limitadas.
Durante três dias, os servidores receberão informações sobre gestão do conteúdo, administração e customização do portal. Depois disso, elas poderão ter sua página na internet sem nenhum tipo de custo. O treinamento será feito na Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia.
Informações sobre inscrição, conteúdo, instrutores e mais em:
Diretores do parlamento do Paraguai visitam o ILB
Os coordenadores do ILB, James Carvalho (Treinamento) e Simone Dourado (Educação a Distância), receberam nesta segunda-feira, 26/05,três diretores do Parlamento Paraguaio. A comitiva veio conhecer de perto o trabalho que é realizado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, especialmente no esforço pela melhoria da eficiência do serviço prestado pelo Senado, por meio da capacitação profissional.
Os diretores Sergio Alcaraz (das Comissões), Gloria Amarilla (auditora do Senado Paraguaio) e Adrian Jara (da Representação Paraguaia no Parlamento do Mercosul) disseram que a visita faz parte de uma investigação inicial que vai municiar os parlamentares daquele país na criação da sua própria escola legislativa. Eles conheceram a estrutura física e o modelo de capacitação utilizado atualmente pelo Senado. O Centro de Formação da Câmara também foi visitado pelos colegas paraguaios.
James Carvalho e Simone Dourado definiram a visita como muito proveitosa. Ambos esperam que isso possa estimular a implantação de programas comuns, dentro do que prevê o protocolo de intenções já assinado pelo Senado e o Parlamento do Paraguai.
Webjornalismo na ordem do dia
Videoconferência para os alunos do curso de Redação em Webjornalismo
Os alunos do curso de Redação em Webjornalismo, realizado no Interlegis em Brasília, vão participar de uma videoconferência com comunicadores de várias Assembleias. O tema será “O que é notícia no ambiente político-parlamentar”. O evento acontecerá na segunda-feira, 02/06, das 10h às 12h. 60 pessoas já confirmaram a presença.
Detalhes:
“O que é notícia no ambiente legislativo”
Videoconferência aberta às Assembleias e Câmaras de Capitais dentro do curso de REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO, desenvolvido e promovido pela Coordenação de Treinamento do ILB/Senado Federal.
Público-alvo
Servidores das Casas, responsáveis pela cobertura jornalística - produção e publicação de notícias relativas à atividade político-parlamentar local.
Como participar
- informar interesse pelo email eventos@interlegis.le g.br – Sugestão de texto: Desejamos participar do seminário “O que é notícia no ambiente legislativo”, via videoconferência, no dia 02/06/2014, das 10 às 12h.
- convidar, conforme os meios apropriados, os profissionais da Casa que trabalham com a cobertura jornalística.
O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, criador e aplicador do curso, fornecerá links com algum material específico para dar suporte aos debates e ajudar a nivelar o conhecimento sobre o tema.
Dúvidas e sugestões
valmir@senado.gov.br – Valmir Faria - coordenador do Curso – (61)3303-1392
luizcar@senado.gov.br – Luiz Carlos - professor/facilitador de aprendizagem – (6)3303-1689
ILB promove oficina com tema “Redação em Webjornalismo Legislativo” em Roraima
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em parceria com a Assembleia de Roraima realizará, de 28 a 30/05, na cidade de Boa Vista, uma oficina com o tema “Redação em Webjornalismo Legislativo”. O treinamento será ministrado pelo servidor do ILB, Luiz Carlos Santana de Freitas.
Assembleia de Minas oferece curso de Planejamento e Mobilidade Urbana
As informações são da Escola do Legislativo da ALMG:
CONTEÚDO
PÚBLICO-ALVO
CARGA HORÁRIA
INSCRIÇÕES E VAGAS
CRONOGRAMA PARA 2014
|
|
Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura de Minas Gerais – Crea-MG Mais informações pelo e-mail: escola@almg.gov.br
|
Presidente da Câmara da Estância Turística de Pereira Barreto visita Interlegis em busca de modernização e parceria
A presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, em São Paulo, Eli Silva Milanezi, acompanhada pelo assessor jurídico, Jair Bueno de Oliveira Jr, visitou a sede do Interlegis nesta quinta-feira, 29/5, para reativar a parceria e conhecer mais sobre o Programa.
Na ocasião, foi recebida pelo servidor Janary Nunes, que, durante a visita explicou sobre a importância do Interlegis para as câmaras municipais de todo o país e a necessidade das casas se modernizarem com os serviços oferecidos pelo Programa.
A vereadora ressaltou a necessidade de reativar a parceria com o Programa Interlegis e a modernização da casa com a utilização do portal modelo e o domínio .leg. Durante a visita, ela demonstrou o interesse na atualização e melhoria das leis orgânicas municipais e dos regimentos internos.
Semana do Meio Ambiente promete agitar Senado
Texto produzido pelo Núcleo de Ações Sócio Ambientais
Nem mesmo a Copa do Mundo vai conseguir apagar o brilho das atividades programadas para a Semana Nacional do Meio Ambiente. De 2 a 6 de junho, entra em campo no Congresso Nacional, uma série de ações e atividades ambientais de cunho educacionais, como oficinas de produção de cosméticos naturais, reutilização de caixas tetra pak, campanhas de descarte de lixo eletrônico, coleta seletiva, redução de copos descartáveis, estantes do desapego e visitas ao viveiro de mudas do Senado Federal. Além de seminários, sessão solene e da exibição no Auditório do ILB/Interlegis, de 39 filmes inéditos de produção independente sobre a temática ambiental.
A Semana do Meio Ambiente deste ano contará com 27 diferentes ações e atividades coordenadas e executadas em conjunto pelo Núcleo de Ações SócioAmbientais do Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O Senado Verde irá desenvolver diversas ações, sendo muitas delas em parceria com o EcoCâmara. Antecipando-se à própria Semana, o Senado Verde promoveu durante toda esta semana – junto a todos os servidores, terceirizados e estagiários - uma campanha de conscientização sobre o descarte do lixo eletrônico. Com o objetivo de orientar e informar sobre a real necessidade da destinação correta desse tipo de lixo (cada vez mais comum) o Senado Verde decidiu instalar, em vários pontos do Senado, recipientes para essa coleta específica (aparelhos eletrônicos, computadores e telefones celulares, entre outros).
Aproveitando o período e o espírito educativo da Semana Nacional do Meio Ambiente, O Senado Verde retomará a campanha de redução do uso de copos descartáveis e intensificará as ações de coleta seletiva, pois ainda persiste a mistura do descarte nas diferentes lixeiras. De acordo com os coordenadores do evento, uma ação voltada especialmente para os terceirizados será a oficina de artesanato no dia 5, com turmas pela manhã e à tarde. O material a ser utilizado são as caixas Tetra Pak (como as de leite longa vida). Além do esforço de sensibilizar para a necessidade do consumo sustentável, a oficina busca propiciar aos participantes a possibilidade de uma nova fonte de renda a partir do artesanato. Para os servidores, terceirizados, estagiários e visitantes, serão realizadas visitas guiadas ao Viveiro do Senado, nos dias 5 e 6 de junho, saindo do Anexo II, às 10h00 e às 15h00.
Haverá, ainda, a exibição de filmes com temática ambiental, o chamado Circuito Tela Verde, com sessões nos dias 2, 3 e 6, das 12h00 às 14h00, e nos dias 4 e 5, das 18h00 às 19h00, no auditório do ILB/Interlegis.
Fique ligado, pois a programação é bem extensa, interessante e toda a temática afeta diretamente a sua vida!
Para ver programação completa do Circuito Tela Verde, acesse Eventos.
Interlegis promove oficina de Webjornalismo em Roraima
Com informações da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima
A oficina de “Redação em Webjornalismo Legislativo” ministrada pelo servidor do ILB, Luiz Santana, na Assembleia Legislativa de Roraima, que se encerrou na sexta-feira, 30/6, contou com participação de representantes de vários veículos de comunicação local e assessores de comunicação de parlamentares.
O objetivo da oficina foi apresentar um conjunto de técnicas para melhorar a capacidade de produção e publicação na web de notícias no legislativo. “O jornalismo legislativo nada mais é do que a produção de notícias geradas na esfera político-parlamentar por profissionais da própria casa”, explicou Santana.
A presença de colegas da imprensa local foi uma concessão diante do grande interesse que o tema do evento gerou, de acordo com Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais da Assembleia. Ao todo, foram 62 inscritos.
Ao final de sua estada em Roraima, Luiz Santana acrescentou que o jornalismo legislativo tem uma rotina diferenciada e, portanto, precisa ser trabalhado com imparcialidade e pluralismo. “Todas as ações legislativas devem ser cobertas, pois a mídia tradicional não trata todos os lados”, ressaltou.
Ações do documento