Políticos ainda estão distantes das redes sociais, diz especialista
Durante o seminário “Desafios da Editoração no Setor Público”, promovido pelo Senado, na sede do Interlegis/ILB, o jornalista e especialista em tecnologia e negócios, Manoel Fernandes, traçou uma radiografia do poder público nas mídias sociais. Uma de suas conclusões, no que diz respeito ao Legislativo, é que os parlamentares ainda estão distantes deste universo e que têm, portanto, um grande espaço de ação pela frente.
Em estudo que cruzou dados oficiais, segundo Manoel Fernandes, esta situação fica clara. O Brasil tem 140 milhões de eleitores, dos quais 46% - ou 64,5 milhões - têm acesso à internet. O maior número de eleitores que acessam a rede está no Distrito Federal, com 74%, seguido de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 59%. Na outra ponta, estão Ceará, Piauí e Maranhão, entre 20% e 30%.
Somados os senadores, os deputados e as duas Casas, têm-se que o Congresso tem 12,5 milhões de seguidores nas redes sociais, mas apenas 18% dos parlamentares alcançam 1% do eleitorado com acesso à rede nos seus Estados. Portanto, diz ele, faz sentido um grande esforço dos políticos no campo digital.
Por enquanto, os estudos de Manoel Fernandes e de sua equipe restringiram-se à esfera federal, mas eles pretendem começar a mesma radiografia nos Estados. A diretora-executiva do Interlegis/ILB convidou-o para uma troca de ideias sobre estas experiências por meio da Rede Interlegis, o que deverá ser agendado para breve.