Semana do Meio Ambiente promete agitar Senado

Texto produzido pelo Núcleo de Ações Sócio Ambientais

Nem mesmo a Copa do Mundo vai conseguir apagar o brilho das atividades programadas para a Semana Nacional do Meio Ambiente. De 2 a 6 de junho, entra em campo no Congresso Nacional, uma série de ações e atividades ambientais de cunho educacionais, como oficinas de produção de cosméticos naturais, reutilização de caixas tetra pak, campanhas de descarte de lixo eletrônico, coleta seletiva, redução de copos descartáveis, estantes do desapego e visitas ao viveiro de mudas do Senado Federal. Além de seminários, sessão solene e da exibição no Auditório do ILB/Interlegis, de 39 filmes inéditos de produção independente sobre a temática ambiental.

A Semana do Meio Ambiente deste ano contará com 27 diferentes ações e atividades coordenadas e executadas em conjunto pelo Núcleo de Ações SócioAmbientais do Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O Senado Verde irá desenvolver diversas ações, sendo muitas delas em parceria com o EcoCâmara. Antecipando-se à própria Semana, o Senado Verde promoveu durante toda esta semana – junto a todos os servidores, terceirizados e estagiários - uma campanha de conscientização sobre o descarte do lixo eletrônico. Com o objetivo de orientar e informar sobre a real necessidade da destinação correta desse tipo de lixo (cada vez mais comum) o Senado Verde decidiu instalar, em vários pontos do Senado, recipientes para essa coleta específica (aparelhos eletrônicos, computadores e telefones celulares, entre outros).

Aproveitando o período e o espírito educativo da Semana Nacional do Meio Ambiente, O Senado Verde retomará a campanha de redução do uso de copos descartáveis e intensificará as ações de coleta seletiva, pois ainda persiste a mistura do descarte nas diferentes lixeiras. De acordo com os coordenadores do evento, uma ação voltada especialmente para os terceirizados será a oficina de artesanato no dia 5, com turmas pela manhã e à tarde. O material a ser utilizado são as caixas Tetra Pak (como as de leite longa vida). Além do esforço de sensibilizar para a necessidade do consumo sustentável, a oficina busca propiciar aos participantes a possibilidade de uma nova fonte de renda a partir do artesanato. Para os servidores, terceirizados, estagiários e visitantes, serão realizadas visitas guiadas ao Viveiro do Senado, nos dias 5 e 6 de junho, saindo do Anexo II, às 10h00 e às 15h00.

Haverá, ainda, a exibição de filmes com temática ambiental, o chamado Circuito Tela Verde, com sessões nos dias 2, 3 e 6, das 12h00 às 14h00, e nos dias 4 e 5, das 18h00 às 19h00, no auditório do ILB/Interlegis.

Fique ligado, pois a programação é bem extensa, interessante e toda a temática afeta diretamente a sua vida!

Para ver programação completa do Circuito Tela Verde, acesse Eventos.