ILB usa videoconferência para curso presencial

Experiência inédita integra o curso de webjornalismo

O curso de Redação em Webjornalismo, desenvolvido pela Coordenação de Treinamento do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) fez, na manhã desta segunda-feira, 02/06, uma experiência inédita ao aliar o sistema de videoconferência às aulas presenciais. Em pelo menos dez Estados de todas as regiões, as Assembleias ficaram conectadas com Brasília, onde estavam alunos – que são assessores de imprensa de gabinetes de senadores –, o professor Luiz Carlos Santana de Freitas, além de coordenadores do Interlegis/ILB.

Segundo James Carvalho, da Coordenação de Treinamento, a escolha do tema para esta primeira experiência se deveu ao fato de que ele é pertinente a todas as casas legislativas. Para Francisco Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, a iniciativa mostrou a Rede Interlegis em pleno funcionamento. Ele destacou a importância da discussão sobre notícia no ambiente legislativo, “porque é preciso trabalhar a informação de forma transparente e ajudar o cidadão a entender a produção legislativa”.

Já Luiz Carlos Santana de Freitas, criador e aplicador do curso “O que é notícia no ambiente legislativo”, falou da inovação metodológica, ao misturar a tecnologia a distância da videoconferência com a modalidade presencial. Com os alunos do curso de Redação em Webjornalismo, que estavam na sala de videoconferência em Brasília, e servidores das Assembleias, o debate se deu a partir de definições sobre o que é notícia no ambiente político-parlamentar, os objetivos de transparência que devem ser buscados, as diferenças entre o noticiário institucional e o que é feito a partir da atividade do parlamentar.