Agosto
Roraima vai sediar Encontro Estadual Interlegis em agosto
O Programa Interlegis, do Senado Federal, vai promover, no dia 28/8, o Encontro Estadual em Boa Vista, para debater a modernização do Legislativo, com ênfase em ações de transparência, além de outros temas de interesse dos parlamentares. O evento será aberto pelo senador Romero Jucá, na Assembleia Legislativa de Roraima e deve reunir representantes das Câmaras Municipais do Estado.
A abertura deve contar ainda com as presenças do presidente da Assembleia, Francisco de Sales Guerra Neto, do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Léo Rodrigues, e do representante do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que é o órgão gestor do Programa Interlegis, Daniel Afonso Benzaquen Habib.
Diretor-adjunto do ILB, Daniel Habib vai apresentar o Programa Interlegis e as ações de modernização do Legislativo desenvolvidas ao longo dos últimos anos e, depois, fará uma apresentação sobre “Transparência no Legislativo”. Nuberlânia Batista, gerente de políticas públicas do Sebrae-RR, dará uma palestra sobre “O Sistema de Monitoramento da Lei Geral da Microempresa”. No encerramento, Pablo Souto, consultor da Assembleia de Roraima, vai abordar o tema “O Papel do Vereador”.
Oficinas de Portal Modelo para internet
O Encontro Estadual será uma espécie de fecho político para três dias de treinamento prático que os técnicos do Interlegis darão para assessores das Câmaras Municipais e da Assembleia de Roraima, também na sede do Legislativo estadual.
Na oficina, os instrutores do Interlegis, Adalberto Alves de Oliveira e Ronaldo Luís Leite Oliveira, vão capacitar os servidores das Câmaras para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br.
Durante estes três dias, os servidores receberão informações sobre gestão do conteúdo, administração e customização do portal. Depois disso, as Casas legislativas poderão ter sua página na internet sem nenhum tipo de custo.
O Interlegis desenvolve produtos e ações para a modernização e integração do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. Criado em 1997 em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e incorporado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) em 2013, ele busca promover transparência e interação do Legislativo com a sociedade.
Para inscrições e outras informações, veja em:
Presidente da Câmara Municipal de Itabirito (MG) visita Interlegis para reativar parceria
Nesta quarta-feira, 6/8, o presidente da Câmara Municipal de Itabirito, em Minas Gerais, Luís Fernando Carolino Xavier, visitou a sede do Interlegis para reativar a parceria e conhecer mais sobre o Programa.
Foi recebido pelo Coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento, além de outros servidores do Interlegis, que fizeram explanações sobre suas respectivas áreas de atuação e a importância do programa.
O presidente ressaltou que, após várias mudanças na área de TI da Casa, chegou a hora de evoluir o Portal Modelo para a nova versão. De acordo com Luís Fernando, a nova versão do Portal vai trazer mais recursos e facilidades para a informatização da Câmara.
Durante a conversa, o presidente da Casa demonstrou interesse em se cadastrar no Colab (ambiente colaborativo do Interlegis), que serve como base para as pessoas que participam das comunidades de prática se comunicarem e organizarem o seu conhecimento, além de fazerem a gestão de projetos, produtos e serviços desenvolvidos colaborativamente com o Interlegis.
Interlegis participa de encontro de informática dos países de Língua Portuguesa
Com informações da Agência Câmara de Notícias:
Começou nesta segunda-feira (18), na Câmara dos Deputados, o 9º Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa. Durante o evento, promovido pela Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, servidores das áreas de TI da Câmara (Cenin) e do Senado (Prodasen e Interlegis) vão trocar experiências sobre o aperfeiçoamento das tecnologias da informação em âmbito legislativo com representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Segundo João Henrique Gouveia, já houve manifestação de interesse por produtos e serviços desenvolvidos pelo Programa Interlegis por parte de colegas de outros países. A apresentação de Gouveia, no entanto, ocorrerá apenas na quinta-feira.
Seguem outras informações sobre a programação, segundo matéria publicada na Agência Câmara Notícia:
Na programação do encontro, que termina no dia 22, além de visitas ao Cenin e à Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen), constam debates de temas como:
- Apresentação de situação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC);
- Mobilidade nos Parlamentos, ponto de situação, perspectivas e desafios;
- B.Y.O.D. – Uso de smartphones, tablets e outros equipamentos pessoais na rede de dados;
- Desenvolvimento e contratação de aplicativos para dispositivos móveis – iniciativas na Câmara dos Deputados do Brasil; e
- Projeto Bungeni na Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.
De 8 a 10 de setembro, será realizado o 15º Encontro Anual dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, e de 6 a 10 de outubro, o Encontro dos Quadros de Gestão Orçamentária.
No período 2013-2014, a Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa é presidida pelo diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio.
Técnicos dos Parlamentos dos países de língua portuguesa se interessam por produtos tecnológicos do Interlegis
O Interlegis recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, representantes de nove países que participam do 9º Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa, iniciado na segunda.
O grupo ouviu a apresentação do coordenador de Tecnologia e Informação, João Henrique Gouveia que falou dos produtos de tecnologia desenvolvidos pelo Programa Interlegis como os Sistemas de Protocolo de Documentos (SPDO), de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP) e de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), além do Portal Modelo, BuscaLeg, Domínio .leg, Hospedagem e Colab, o ambiente colaborativo da rede Interlegis.
Diante do grande interesse por parte dos presentes, ficou acertado uma segunda visita do grupo para a próxima sexta, quando se encerra o encontro, para detalhar alguns produtos como o Portal Modelo, o SAPL e o Colab.
Da apresentação, uma medida ficou definida: a criação de uma lista de discussão para ser inserida dentro do Colab, a fim de promover a colaboração e o contato dos presentes. Gouveia, aliás, enfatizou a importância da colaboração para o desenvolvimento compartilhado e contínuo dos produtos Interlegis, assim como para o fortalecimento da rede virtual. Também ficou a sugestão, dada pelo representante da Câmara dos Deputados que acompanhou o grupo, para que, do Encontro, pudesse haver um movimento desses parlamentos para a assinatura de um acordo de cooperação com o Senado Federal. A proposta será apresentada ao diretor-geral do Senado em ocasião oportuna.
Representaram também o Interlegis, o diretor-adjunto do Interlegis/ILB, Daniel Habib e o coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento, que, em sua participação, reforçou a possibilidade de se disponibilizar os sistemas e produtos do Programa, porque, embora tenham sido desenvolvidos para atender às demandas específicas das casas legislativas brasileiras, eles podem também ser perfeitamente adaptados para a realidade de parlamentos estrangeiros, a exemplo de Guiné-Bissau que utiliza o Portal Modelo.
Estavam presentes servidores das áreas de Tecnologia de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Votuporanga quer intensificar parceria com Interlegis/ILB
Liderada pelo presidente Elieser Antonio Casale, uma comitiva da Câmara Municipal de Votuporanga, discutiu com servidores do Programa Interlegis, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), formas de intensificar a parceria entre as instituições. A Câmara quer também usar produtos e serviços desenvolvidos pelo Interlegis, ao qual já é conveniada, além de promover oficinas com outras casas legislativas da região.
Segundo o Elieser Casale, já está em curso a formação de um Parlamento Regional, reunindo 15 cidades. Paralelamente, está sendo criada uma Escola do Legislativo, que pretende também atingir toda a região. Por isso, além das reuniões no ILB/Interlegis, eles também estiveram com Florian Madruga, presidente da ABEL e servidor do Senado, com quem discutiram as diretrizes que norteiam a criação e o funcionamento de uma Escola do Legislativo.
A comitiva da Câmara Municipal de Votuporanga foi recebida por Janary Nunes, que falou sobre as normas para realização de oficinas de treinamento e consultoria, um dos focos de interesse, explicando as dificuldades de realização neste ano, por causa do calendário eleitoral.
Já o técnico Higino Vieira demonstrou as atualizações de produtos do Interlegis, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que estão com novas versões. A Câmara de Votuporanga tem site próprio, segundo explicaram os assessores do presidente, mas ele é pago. Eles vão analisar a possibilidade de migrar para o Portal Modelo, que é gratuito.
Higino Vieira também explicou algumas das novas funcionalidades do SAPL, que está mais voltado para cumprir as crescentes demandas por transparência. Segundo ele, a nova versão do Sistema permite inclusive gerenciar o painel eletrônico.
Outro foco de interesse da Câmara discutido durante a visita foi o acesso aos cursos a distância oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro e as maneiras de utilizá-los para a formação de seus servidores.
Câmaras Municipais de Roraima participam de oficina Interlegis na Assembleia
Com informações de Jéssica Costa, da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima
Teve início nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a oficina do Portal Modelo, treinamento oferecido pelo Programa Interlegis a servidores das Câmaras do Estado. Participaram do primeiro dia do evento os representantes das Câmaras Municipais de Pacaraima, Uiramutã, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Boa Vista e Mucajaí. A estimativa é que até quinta-feira participem representantes dos 15 municípios do Estado.
Depois da oficina, haverá o Encontro Estadual em Boa Vista, para debater a modernização do Legislativo, com ênfase em ações de transparência, além de outros temas de interesse dos parlamentares. O evento será aberto pelo senador Romero Jucá, na Assembleia Legislativa de Roraima e deve reunir representantes das Câmaras Municipais do Estado.
O Diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Daniel Habib, destacou a importância do evento para os servidores e representantes do Poder Legislativo. “O objetivo de toda a nossa equipe é trazer um pouco do aprendizado adquirido ao longo de 17 anos”.
De acordo com Daniel, a sociedade clama por uma maior participação no processo político e o objetivo dessa oficina é apresentar as soluções tecnológicas. “Trabalharemos com a Lei da Transparência, a responsabilidade fiscal e o acesso à informação. Vivemos em uma realidade em que tudo está interligado” destacou Daniel.
Claudinei de Andrade, presidente da Câmara Municipal do Caroebe, representou as 15 Câmaras Municipais do Estado no encontro. “Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao Senado Federal pela oportunidade única dada a todas as câmaras. Não temos condições financeiras de arcar com despesas de um portal de transparência e, por meio dessa oficina, teremos nosso portal e faremos a manutenção gratuitamente. Agradecemos também ao Centro de Apoio às Câmaras (CAC) por todo suporte dado e por sempre nos receber tão bem”, destacou.
Alex Lima, presidente da Câmara Municipal do Cantá, comentou que o município ainda não tem um portal de transparência. “A ideia é sair do encontro com o portal em pleno funcionamento e publicar informações das ações da Câmara em tempo real. Agradecemos pela oportunidade dada ao município e o apoio dado pelo CAC, Escolegis e Interlegis”, ressaltou.
Durante a oficina, os representantes das Câmaras terão a oportunidade de conhecer o Portal Modelo, além de inserir pastas e álbuns de fotos, publicar notícias no portal, inserir páginas para listar os vereadores, alterar menu de navegação, criar enquetes e eventos, além de inserir links internos e externos.
Presidente da Câmara Municipal de Manga conhece o SoluçãoWEB Interlegis
Os servidores do Interlegis/ILB, Janary Nunes e Juliana Soares receberam na tarde desta terça-feira, 26, o presidente da Câmara Municipal de Manga-MG, Leonardo Pinheiro que buscou o Interlegis para a realização de parceria. Ele, que também é presidente da Associação de Câmaras e Vereadores da área Mineira da Sudene (AVAMS), região que compreende 95 câmaras, saiu da reunião impressionado com todos os produtos que o Interlegis pode propor a câmaras municipais, deste de consultoria para atualização de marcos jurídicos à inserção definitiva dessas casas na Internet, por meio do SoluçãoWeb Interlegis.
O SoluçãoWB Interlegis é um pacote de serviços que o Interlegis está desenvolvendo com o objetivo de erradicar a exclusão digital no legislativo municipal. Atualmente, mais da metade das câmaras do país não possuem site próprio e o Interlegis oferece gratuitamente um pacote que compreende portal da câmara na Internet, domínio .leg, hospedagem no datacenter do Programa, além da possibilidade de realização de treinamento para a alimentação do site, construído da na plataforma Portal Modelo.
Janary reforçou que todo esse empenho do Interlegis no sentido da inserção das casas legislativas na rede mundial de computadores confirma a missão do Programa, que existe há 17 anos, de modernizar e capacitar os servidores do Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal.
O presidente foi orientado dos procedimentos necessários para a assinatura de um convênio da Câmara Municipal de Manga com o Interlegis e das vantagens da parceria, que preveem a realização de treinamentos presenciais que podem ser assistidas por câmaras da região e a utilização da Câmara conveniada de todos os produtos Interelegis, como, por exemplo, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL. Na saída, Leornardo recebeu de presente uma biblioteca básica que compreende a constituição brasileira e outros materiais de interesse das casas.
Saiba mais sobre o SoluçãoWEB Interlegis acessando http://www.interlegis.leg.br/solucaoweb
Senador Douglas Cintra quer acabar com a exclusão digital das Câmaras Municipais de Pernambuco
Senador se mobiliza para realizar conjunto de oficinas do Interlegis no estado
O Senador Douglas Cintra e comitiva vieram ao Interlegis nesta quarta-feira para conhecer o trabalho que o Programa Interlegis desenvolve em prol da modernização dos municípios brasileiros. O senador foi recebido pelo coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento, pelas chefes Juliana Soares e Patrícia Boureau e pelo técnico Higino Vieira.
O Senador ouviu uma apresentação preparada por Higino que demonstrou que dos 185 municípios pernambucanos, apenas 66 tem portal na internet. Esta discrepância indica que 64% dos municípios do estado não estão em dia com as leis de Transparência e de Responsabilidade Fiscal que determinam que toda câmara municipal precisa ter site próprio para fazer sua prestação de contas.
Ciente da necessidade de mudar o cenário da região, o Senador decidiu iniciar os procedimentos para que o Interlegis realize, a partir de outubro, um Encontro que reúna vereadores e autoridades dos mais diversos municípios, acompanhado de uma série de oficinas para uso do Portal Modelo. O Portal Modelo é a ferramenta tecnológica oferecida pelo Programa para que qualquer câmara municipal com acesso à Internet tenha o seu próprio site.
Armando Nascimento reforçou a premissa de que para modernizar o legislativo municipal é preciso do apoio de um senador que é quem abre as portas para o Interlegis nos municípios e disse que o engajamento do Senador Douglas Cintra será de grande importância para o sucesso dessa missão no estado.
Higino também aproveitou o momento para falar da SoluçãoWEB Interlegis que oferece às câmaras que se encontram na situação de exclusão digital o Portal Modelo, com o domínio .LEG.BR e a hospedagem do site na nuvem do Interlegis.
O Senador afirmou que a proposta do Interlegis para a realização dessas oficinas em Pernambuco vem ao encontro do “dever legal e civil das câmaras no processo de cidadania”. Ele afirmou também que ”o Portal Modelo é uma ferramenta importante na prestação de contas dos municípios e na transparência das casas”.
Ao final, o Senador concedeu entrevista para o programa ILB em Foco.
Roraima terá 100% de suas casas legislativas integradas ao Interlegis
A parceria da Assembleia Legislativa de Roraima com o Programa Interlegis vai promover a total integração das Câmaras Municipais do Estado, com a implantação do Portal Modelo para internet em todas elas. Este é o resultado da oficina de treinamento que está acontecendo na sede da Assembleia, em Boa Vista, desde segunda-feira, 25. Depois do ciclo técnico, haverá o Encontro Estadual Interlegis, nesta quinta-feira, 28, com a presença de parlamentares federais, estaduais e municipais, além de representantes do Senado.
Conforme o servidor do Interlegis, Ronaldo Oliveira, Roraima é o primeiro Estado que atende todas as câmaras municipais por meio do Programa de Modernização do Legislativo. Ele explica que essa ação é resultado da parceria entre a ALE-RR e o Senado Federal, por meio do CAC (Centro de Apoio às Câmaras). “A ALE-RR sempre foi uma grande parceira do Interlegis e, de forma articulada, conseguiu mobilizar todas as 15 câmaras municipais do Estado em um período complicado por conta do processo eleitoral. Graças a essa mobilização, Roraima sai na frente dos demais estados”, disse.
Participantes destacam vantagens
A presidente da Escola do Legislativo (Escolegis), deputada Angela Portela, esteve presente no evento e elogiou a atuação do Interlegis. Ela falou sobre a necessidade dos mecanismos de transparência para o Poder Legislativo.
“Além de unificar os trabalhos das câmaras junto ao Senado, essa nova modalidade de sistema de informação garantirá à sociedade a oportunidade de conhecer mais as nossas atividades, bem como a prestação de contas dos vereadores”, afirmou a parlamentar.
O Centro de Apoio às Câmaras (CAC) da ALE-RR, ficou encarregado de reunir na oficina os representantes dos legislativos municipais. O diretor do órgão, Fernando Heder, demonstrou satisfação com relação à participação dos interessados na oficina.
“Além de custo zero, as câmaras de vereadores terão a oportunidade de atuar dentro da legalidade. É importante lembrar que estamos dando o pontapé inicial no país com a realização desse evento graças à sensibilidade do presidente da Casa, deputado Chico Guerra”, destacou.
Assim que soube da oficina de Portal Modelo, o secretário de Comunicação da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), Péricles Perruci, confirmou sua inscrição. Ele, que esteve participando assiduamente do treinamento, garantiu que o Poder Legislativo da Capital atuará dentro do que rege o sistema operacional desse tipo de sistema de informação.
“É um portal de fácil operacionalização e com isso poderemos atualizá-lo constantemente. Fico satisfeito, pois acredito estarmos no caminho certo”, ressaltou.
O vereador Manoel Medeiros Rodrigues (PMBD/AC) da Câmara Municipal de Mâncio Lima, no Estado do Acre, também destacou a realização da oficina. “A gratuidade na instalação e manutenção desse sistema oportunizará a todos os legislativos, principalmente aos de menor poder aquisitivo, a obtenção de um portal gratuito. O Senado Federal e a Assembleia Legislativa de Roraima estão de parabéns”, agradeceu.
A Câmara Municipal dos Vereadores de Caroebe foi a primeira a formalizar o pedido para funcionamento do Portal. Os interessados podem conferir no endereço eletrônico www.caroebe.rr.leg.br.
“Antigamente, gastávamos R$ 500 com a manutenção de um portal que muitas vezes nos dava muito trabalho. Agora fico satisfeito em saber que não precisaremos mais gastar com esse tipo de acesso à informação. A população só tem a ganhar com isso”, finaliza o presidente da Câmara Municipal de Caroebe, o vereador Claudinei Olímpio de Andrade (PSDB).
Sem custos e com transparência
Manoel Medeiros comentou que após o convite feito pelo Senado Federal, não mediu esforços para vir a Boa Vista. “Nos colocamos à disposição de vir até Roraima e participar desta oficina que é de grande importância para o nosso município, uma vez que o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a própria população exigem a transparência na aplicação dos recursos públicos”, destacou.
Manoel ressaltou que as Câmaras Municipais, principalmente as do interior, têm dificuldade em manter os seus portais de transparência porque o orçamento recebido não cobre as despesas gastas com a manutenção.
“Muitas vezes, acabamos não honrando alguns compromissos porque o orçamento é insuficiente. Temos a vantagem de sair deste evento com o nosso portal pronto, em pleno funcionamento e com técnicos aptos para fazer a manutenção constante”, disse Manoel.
ILB e CGU lançam curso sobre Ouvidoria na Administração Pública
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em parceria com a Ouvidoria-Geral da União, entidade vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU) lança nesta sexta-feira, 29/8, um novo curso na modalidade ensino a distância. Trata-se de “Ouvidoria na Administração Pública”, que terá carga horária de 20 horas, equivalendo a dois meses de duração, e será feito sem tutoria.
O objetivo é contribuir para a formação de profissionais da área e demais interessados quanto aos fundamentos da Ouvidoria Pública e aspectos básicos relacionados à sua atuação. O curso é dividido em três módulos, cujo conteúdo pode ser acessado em: http://saberes.senado.leg.br/course/info.php?id=538
Qualquer cidadão com acesso à internet pode se inscrever. As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira, 29. Assim como nos demais cursos a distância oferecidos pelo ILB, a certificação on-line é concedida mediante aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.
Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria Pública é um exemplo de instrumento institucional que, ao lado dos outros canais de participação e controle social existentes, buscam operacionalizar o princípio da democracia participativa consagrado na Constituição Federal de 1988.
O aprofundamento da participação pressupõe a criação e ampliação de mecanismos jurídicos e institucionais para promover a interlocução entre os agentes públicos e os cidadãos. Tal prática também requer mudança e aperfeiçoamento dos processos e das práticas que compõem a cultura institucional do Estado e de seus servidores, além de demandar ações de informação e capacitação continuada para os agentes públicos, cidadãos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
Ouvidoria nas Câmaras
O ILB também oferece um curso voltado especialmente para a implantação de ouvidorias nas Câmaras Municipais. Para este curso, as inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas em: http://saberes.senado.leg.br/course/info.php?id=501
Informações sobre cursos, inscrições, dúvidas: ilbead@senado.leg.br
Câmara Municipal de Mococa cria Escola do Legislativo
O presidente da Câmara Municipal de Mococa (SP), Guilherme Gomes visitou a sede do Interlegis nesta quinta-feira, 28, com o objetivo de fazer uma parceria para levar ao município a Escola Legislativa e o Portal Modelo para internet.
De acordo com Guilherme Gomes, deverá ser um convênio com o Interlegis para adotar na Câmara produtos tecnológicos e outros serviços oferecidos pelo Programa. “Viemos aqui buscar junto à instituição uma parceria que nos permita levar para Câmara Municipal de Mococa produtos como o Portal Modelo. E, como devemos inaugurar a nossa Escola do Legislativo em setembro, também buscamos informações que possam nos ajudar neste trabalho”.
O presidente da Câmara de Mococa foi recebido pelo Coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento. Também estava presente o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Florian Madruga, que disponibilizou informações e suporte para a criação da Escola de Mococa.
Ações do documento