Senador Douglas Cintra quer acabar com a exclusão digital das Câmaras Municipais de Pernambuco
Senador se mobiliza para realizar conjunto de oficinas do Interlegis no estado
O Senador Douglas Cintra e comitiva vieram ao Interlegis nesta quarta-feira para conhecer o trabalho que o Programa Interlegis desenvolve em prol da modernização dos municípios brasileiros. O senador foi recebido pelo coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento, pelas chefes Juliana Soares e Patrícia Boureau e pelo técnico Higino Vieira.
O Senador ouviu uma apresentação preparada por Higino que demonstrou que dos 185 municípios pernambucanos, apenas 66 tem portal na internet. Esta discrepância indica que 64% dos municípios do estado não estão em dia com as leis de Transparência e de Responsabilidade Fiscal que determinam que toda câmara municipal precisa ter site próprio para fazer sua prestação de contas.
Ciente da necessidade de mudar o cenário da região, o Senador decidiu iniciar os procedimentos para que o Interlegis realize, a partir de outubro, um Encontro que reúna vereadores e autoridades dos mais diversos municípios, acompanhado de uma série de oficinas para uso do Portal Modelo. O Portal Modelo é a ferramenta tecnológica oferecida pelo Programa para que qualquer câmara municipal com acesso à Internet tenha o seu próprio site.
Armando Nascimento reforçou a premissa de que para modernizar o legislativo municipal é preciso do apoio de um senador que é quem abre as portas para o Interlegis nos municípios e disse que o engajamento do Senador Douglas Cintra será de grande importância para o sucesso dessa missão no estado.
Higino também aproveitou o momento para falar da SoluçãoWEB Interlegis que oferece às câmaras que se encontram na situação de exclusão digital o Portal Modelo, com o domínio .LEG.BR e a hospedagem do site na nuvem do Interlegis.
O Senador afirmou que a proposta do Interlegis para a realização dessas oficinas em Pernambuco vem ao encontro do “dever legal e civil das câmaras no processo de cidadania”. Ele afirmou também que ”o Portal Modelo é uma ferramenta importante na prestação de contas dos municípios e na transparência das casas”.
Ao final, o Senador concedeu entrevista para o programa ILB em Foco.