Duas oficinas Interlegis no Rio Grande do Sul vão multiplicar produtos de tecnologia para o Legislativo

As Câmaras Municipais de Erechim e Caçapava do Sul são as parceiras nesta iniciativa

O Rio Grande do Sul será o novo foco do Programa Interlegis para disseminar os produtos tecnológicos que apoiam as Câmaras Municipais no objetivo de se modernizar e superar a exclusão digital. Serão duas oficinas em outubro, em cidades de regiões diferentes – Caçapava do Sul, no sudeste, e Erechim, no noroeste do Estado – para treinar servidores das Câmaras Municipais para a implantação e uso do Portal Modelo para internet e o do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

As Câmaras Municipais de Caçapava e Erechim já haviam solicitado ao ILB, ao qual está vinculado o Programa Interlegis, que promovesse o treinamento. Elas também manifestaram a intenção de realizá-las abrangendo as cidades vizinhas. A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para outras. Assim, a expectativa é a de que participem cerca de 30 Câmaras em cada uma delas.

Em Caçapava, as oficinas vão acontecer de 13 a 17 de outubro. Na primeira etapa, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o treinamento, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário.

O mesmo modelo vai se repetir em Erechim: oficina de Portal Modelo nos dias 27, 28 e manhã do dia 29; e treinamento em SAPL na tarde do dia 29 e nos dias 30 e 31. Mais informações sobre a programação, o conteúdo do curso e inscrições podem ser obtidas em:

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/09/oficina-de-tecnologia-legislativa-cacapava-do-sul-rs

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/09/oficina-de-tecnologia-legislativa-erechim-rs