Seminário discute dificuldades e perspectivas da Pesquisa no Legislativo

Necessidade de mais estímulo à pesquisa e de abertura à sociedade foram temas abordados

O  I Seminário de Estudos e Pesquisas no Poder Legislativo realizado nesta quinta-feira, 25, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães do  Interlegis, discutiu vários aspectos de uma área que vem crescendo no Legislativo, a da pesquisa, mas que ainda enfrenta muitos desafios. O evento, promovido pelo ILB, com apoio do Sindilegis e outras instituições, é voltado para parlamentares, alunos dos cursos de pós-graduação do ILB, servidores do Poder Legislativo, além de pesquisadores e acadêmicos interessados no tema.

O chefe do Serviço e Fomento a Pesquisa, Fábio Renato da Silva, falou sobre o objetivo do Seminário: “Desenvolver as pessoas além da capacidade escolar que estamos acostumados desde criança. É pensando nas pessoas, nas suas capacidades, na criatividade e no poder da motivação que esse seminário esta sendo realizado hoje”.

Para Francisco Etelvino Biondo, diretor-adjunto em exercício do ILB, o Seminário é um sucesso pela importância que tem a produção de conhecimento na área legislativa. “O ILB está orgulhoso de poder aumentar a sua linha de atuação, em poder colaborar com os outros centros de pesquisa e produzir conhecimento.  A gente fica muito contente e acredita que já é um sucesso, pois todo novo avanço, toda porta que se abre para especialização e para excelência é sempre importante”.

O Seminário contou com painéis sobre temas como: experiências de pesquisas aplicadas aos objetivos do Senado Federal, articulação de ensino e pesquisa no legislativo; estudos e pesquisa sobre temas legislativos; estratégias de fomento a pesquisa no setor público;  desafios da pesquisa sobre o Poder Legislativo.

A mesa de abertura estava composta pelo chefe do Serviço e Fomento a Pesquisa, Fábio Renato da Silva, o diretor adjunto em Exercício do ILB, Francisco Etelvino Biondo, João Marcelo de Castro Novaes representando o Diretor Geral do Senado, o Consultor Geral-Legislativo, Paulo Fernando Mohn e Souza,  e o Coordenador da Coordenação de Educação Superior, Paulo Roberto Alonso Viegas.