Para atingir mais Câmaras sem site na internet, Interlegis forma multiplicadores
Chegar a cerca de 2800 Câmaras Municipais espalhadas em todo o país e dar a elas os meios necessários para que passem a ter presença na internet não é uma tarefa fácil. O Programa Interlegis tem feito oficinas em vários Estados e em Brasília para treinar e implantar a ferramenta Portal Modelo, voltadas para servidores de Câmaras municipais.
Este esforço, porém, precisa ser ampliado – até porque estas casas estão descumprindo as exigências das leis de Acesso à Informação e da Transparência. E, para isso, a ideia é lançar mão do que se convencionou chamar de “multiplicadores”. Ou seja: os instrutores do Programa vão formar novos “professores”, que possam multiplicar esta ação nos seus municípios.
A “Oficina Interlegis – Multiplicadores” vai durar uma semana, de 10 a 14 de novembro na sede do Interlegis em Brasília, e será dividida em duas partes. No primeiro dia, será dedicada a dar instrumentos didático-pedagógicos de ensino a serem utilizados quando os multiplicadores estiverem exercendo a sua função.
A abordagem será teórica e prática, e vai de técnicas de impostação de voz a elaboração de planos de aula e estratégias didáticas para adequar o conteúdo ao público, entre outros objetivos. Quem estará à frente desta etapa será Telma Venturelli, especialista do Interlegis.
Os quatro dias seguintes serão dedicados às questões de caráter técnico, a cargo do analista de sistemas Jean Ferri, um dos responsáveis pela criação do Portal Modelo, a ferramenta desenvolvida pelo Programa Interlegis para as casas legislativas, e de sua nova versão.
O Portal Modelo vem pronto para uso, personalização e inserção de conteúdo. Mas, para o caso de quem quer se habilitar a ser um multiplicador, existem certos requisitos. É preciso ter, por exemplo, noções de gerenciamento de conteúdo ou customização de Portal Modelo (qualquer versão) ou de outro CMS (Joomla, Drupal, Wordpress, etc.).
O número de participantes é limitado, apenas 15 dada a necessidade de aprofundamento que a oficina requer. Para se inscrever, acesse: http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/10/oficina-de-multiplicadores-de-portal-modelo
Importância para a transparência
“Este trabalho é de importância fundamental não apenas para as casas legislativas, mas para a democracia”, diz o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo. O levantamento da equipe do Programa, concluindo que metade das Câmaras do país não tem portal na internet, mostra uma realidade trágica, acrescenta.
Por isso, o Interlegis vem desenvolvendo uma série de ações, incluindo o pacote chamado Solução Web Interlegis (www.interlegis.leg.br/solucaoweb),para tentar atingir este universo e reverter este quadro, explica Biondo. A intenção, com os multiplicadores é ampliar a equipe que está empenhada em levar mais transparência a estas casas legislativas.
É um trabalho voluntário, ressalta o coordenador. Mas ele chama a atenção para o alcance de uma medida como esta, o de ajudar estas casas a cumprirem a legislação e a dar ao cidadão a necessária transparência. Ao mesmo tempo, uma pessoa que concluir este treinamento, estará apta não só a implantar, como a dar o suporte às Câmaras, o que, sem dúvida, abre um campo de trabalho extraordinário, conclui Francisco Biondo.