Câmaras Municipais de três Estados participam de Oficinas Interlegis em Erechim

Treinamento durante toda a semana na cidade gaúcha reúne dez Câmaras de PR, SC e RS

As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Erechim (com edição do Portal Interlegis):

 

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, vereador Sérgio Alves Bento abriu oficialmente, na manhã desta terça, 28, no plenário da Casa, a Oficina Interlegis sobre as ferramentas Portal Modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A solenidade contou com a presença de Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Pires Machado, servidores do Programa Interlegis, além de presidentes de Legislativos, vereadores e o Secretário de administração de Erechim.

A oficina de treinamento, destinada preferencialmente a funcionários das Câmaras da região, teve início na segunda, 27, e segue até o dia 31 no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Trata-se de parceria do Legislativo local e do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal.

Para facilitar a rotina das Câmaras, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras de Vereadores.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

O Portal Modelo é gratuito e está pronto para uso e que permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu o próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Solicitação para que o Interlegis viesse à Erechim foi uma iniciativa do então presidente de 2013, vereador Zé da Cruz.

Luís Fernando, em sua manifestação, destacou que o Senado possui o programa desde o ano de 1997, implantando em diversas Câmaras Municipais de todo o Brasil produtos de baixíssimo investimento. “Uma grande oportunidade de colocar à disposição a tecnologia àqueles que a necessitam. Uma forma de colaborar com o Legislativo brasileiro”.

Sérgio Alves Bento, presidente da Casa, por sua vez, agradeceu a oportunidade, destacando o pedido feito por Zé da Cruz em 2013 para possibilitar para que a região tivesse este momento de aprendizagem, principalmente para qualificar os funcionários. “Fico feliz por terem escolhido Erechim para a realização do curso, um momento de aprendizado e qualificação de todos os presentes”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Peter Linhares destacou os resultados obtidos por aquela Casa após a sua adoção, como do grande evento em que reuniu 36 Casas Legislativas para implantar o Portal Modelo e o SAPL. “É muito gratificante sermos um polo multiplicador em Erechim, e estamos trabalhando para trazer a Escola Legislativa. Quanto mais trabalharmos, melhor”.

Diretor-Geral do Legislativo de Caçapava do Sul, Eriton Talarico relatou aos presentes a adoção do sistema e os resultados positivos para o processo legislativo informatizado. “Nosso município fez a maior oficina de produtos e serviços Interlegis do Brasil e a Câmara de Caçapava está apta para difundir o SAPL sem a necessidade da presença da equipe de Brasília”.

Zé da Cruz, presidente em 2013, lembrou o seu pedido que hoje é uma realidade e agradeceu a Serginho por ter dado continuidade ao tema e a servidora Maristela Guareschi que se empenhou para que o mesmo fosse implantado na Câmara Municipal de Erechim. “O povo tem estar cada dia mais perto das Câmaras”.

O Portal Modelo terá 17 horas-aula entre os dias 27 e 28 e o SAPL uma carga horária de 18 horas entre os dias 30 e 31. Entre os temas, a gestão do conteúdo, administração e customização do Portal; conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam, inserindo dados dos parlamentares das comissões, das composições das Comissões permanentes, das matérias legislativas, tipos de proposituras; autorias, criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias legislativas, entre outros.

 

Foto: Abertura ocorreu na manhã desta terça

Carlinhos – ASSECOM – Poder Legislativo