Paty do Alferes (RJ) faz convênio com o Programa Interlegis

Futuro presidente da Câmara quer reduzir custos e garantir transparência com Portal Modelo

Com apenas 20 anos, o vereador Júlio Avelino Júnior vai assumir a presidência da Câmara Municipal de Paty do Alferes, município fluminense. Preocupado em reduzir custos, devido ao Orçamento limitado que vai encontrar, ele procurou o Interlegis para ter acesso aos produtos oferecidos gratuitamente pelo Programa – a começar do portal de internet, que hoje, no caso da Câmara, é feito por uma empresa privada que cobra pelo serviço.

O vereador foi orientado pela chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais, Margarete Gomes de Oliveira Silva, a pedir que o atual presidente da Câmara encaminhe logo o pedido de assinatura de convênio com o Interlegis, para ganhar tempo. Assinado o convênio, a Câmara passa a ter acesso aos produtos e serviços do Programa.

Júlio Avelino Júnior tem também outra preocupação: segundo ele, as sessões da Câmara (não apenas as de Paty, como das cidades vizinhas) estão esvaziadas e a população demonstra desconhecimento sobre o papel do vereador e da instituição. “Com o Portal Modelo e as outras ferramentas oferecidas pelo Interlegis, queremos aproximar a Câmara da população”.

Acompanhado de assessores, o vereador assistiu a uma apresentação sobre o Portal Modelo, feita pelo técnico do Interlegis, Adalberto Oliveira, que ressaltou o fato de a ferramenta, além de gratuita, ser de fácil utilização. Adalberto sugeriu que a Câmara de Paty do Alferes envie um funcionário para aprender a instalar e utilizar o Portal para uma das oficinas de treinamento que o Interlegis fará ainda este ano.

Adalberto também indicou a adoção do Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo (SAPL), outra ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Interlegis. Com ela e o portal, garantiu, a Câmara terá como garantir a transparência de suas atividades, que poderão também ser acompanhadas em tempo real pela população.