Treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo atende 25 câmaras catarinenses e Assembleia do Estado
Entre os dias 6 e 14 de novembro,56 servidores de 26 casas legislativas do Santa Catarina e profissionais convidados da comunidade receberam treinamento prático e teórico para a produção e publicação de material jornalístico via internet. Com 14 horas de duração para cada turma, o objetivo desta ação de capacitação é dotar os colegas do Legislativo catarinenses dos mais recentes conhecimentos e técnicas que os auxiliem no seu trabalho de alimentação de conteúdo noticioso dos seus portais na internet.
Trata-se de uma parceria do Senado, por meio do ILB/Interlegis/Coordenação de Treinamento,com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, servidor do Senado Federal e mestre em Comunicação Social, desenvolveu o curso e é o responsável pela sua aplicação. Para ele, é essencial que se aprimore constantemente a qualidade dos textos que buscam facilitar o entendimento pelo cidadão comum dos atos e fatos que ocorrem no ambiente político-parlamentar.
- Além de ajudar a cumprir o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma comunicação eficaz do Poder Legislativo com seus públicos estimula o exercício da cidadania, amplia a transparência da atividade parlamentar e faz muito bem para a democracia.
Este mesmo treinamento já foi oferecido em outubro em Chapecó, no oeste catarinense.
Veja o conteúdo programático do treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo:
Unidade II –WEBJORNALISMO
LIÇÃO 1 – Revisão teórica: Comunicação Social, Jornalismo e Webjornalismo Jornalismo Legislativo no campo da Comunicação Pública
LIÇÃO 2 – Comportamento do usuário da web
LIÇÃO 3 – Internet: agregadora de mídias
Unidade II – REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO
LIÇÃO 4 – Especificidades da redação online
LIÇÃO 5 – Usabilidade, pirâmide invertida (uso do lead) e quebra da uniformidade
LIÇÃO 6 – Dicas gerais de redação para web
Unidade III – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS EM WEBJORNALISMO
LIÇÃO 7 – Pauta – o que é notícia no ambiente político-parlamentar
LIÇÃO 8 – Ferramentas complementares e plataformas “parajornalísticas” (blogs, redes sociais, microblogs)
LIÇÃO 9 – Manipulação das informações e construção básica do texto