ILB apresenta sua nova marca
Em reunião de balanço das atividades de 2014, o Instituto Legislativo Brasileiro apresentou a nova logomarca do órgão, feita para simbolizar sua nova fase e a integração com o Programa Interlegis. Com a presença do diretor-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, a diretora-executiva do ILB, Elga Lopes, ressaltou o cumprimento “com louvor” das metas estabelecidas no início do ano e disse que, para 2015, o objetivo é tornar o Instituto uma referência nacional em capacitação e em estudos do Legislativo.
O diretor de arte da Coordenação de Publicidade e Marketing do Senado, Marcelo de Faria Campos, fez a apresentação mostrando todo o processo de desenvolvimento da nova marca, a partir da análise histórica das duas instituições e das necessidades e objetivos do novo ILB. Segundo ele, a intenção era chegar “a um símbolo gráfico que sintetizasse uma série de informações do passado e do futuro e traduzisse tudo isso visualmente”.
Por isso, a marca traz referências à bandeira do Brasil (representando a Federação, já que o ILB atua nas várias esferas do Poder Legislativo), ao Senado, às antigas marcas do ILB e do Interlegis, à modernização. Marcelo disse que se sentiu honrado com a missão que, segundo ele, foi feita com muita paixão.
Antes da apresentação da nova marca, Elga Lopes, fez um balanço das ações de cada coordenação do órgão, parabenizando a equipe pelo cumprimento de todas as metas. Ela fez questão também de dizer que o Programa Interlegis não acabou. “Apenas se encerrou a fase em que ele contava com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas agora ele está incorporado às ações do Senado”.
Bandeira de Mello destacou “o zelo pela parceria” da Diretoria Geral do Senado com o ILB, discorreu sobre algumas decisões recentes de sua área – como o novo painel eletrônico e a nova programação visual das Comissões – e parabenizou o Instituto pelos resultados de 2014.
Antes do encerramento, foi apresentada a última edição do ILB em Foco, vídeo com as ações de cada setor do ILB: capacitação, treinamento, educação, renovação de equipamentos, criação de novos produtos tecnológicos. O destaque ficou por conta do pacote desenvolvido para as Câmaras Municipais, chamado Solução Web Interlegis, que tem como objetivo acabar com a exclusão digital no Legislativo Municipal brasileiro.