Oficina Interlegis em Almirante Tamandaré (PR) reúne dez Câmaras Municipais

São 15 servidores que serão treinados para implantar e usar o Portal Modelo e o SAPL

Localizada na região metropolitana de Curitiba, Almirante Tamandaré está recebendo servidores de outras dez Câmaras Municipais para o treinamento oferecido pelo Programa Interlegis. Nenhuma delas tem o Portal Modelo para internet ou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramentas desenvolvidas pelos técnicos do Programa e disponibilizadas sem qualquer custo para as casas legislativas.

O treinamento é conduzido pelos instrutores do Interlegis, Adalberto Alves de Oliveira e Luz Fernando Pires Machado, para 15 servidores das Câmaras de Abatiá, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Irati, Jacarezinho, Santa Mônica, Santo Antônio da Platina e Ventania, além de Almirante Tamandaré.

As oficinas prosseguem até sexta-feira, dia 5. Nos dois primeiros dias, o tema central é o Portal Modelo. Em seguida, os servidores se dedicam ao SAPL, que informatiza todo o processo interno da casa.

A realização da oficina atendeu a um pedido feito pelo senador Álvaro Dias, que tomou conhecimento de levantamento feito no início do ano por técnicos do Interlegis, apontando que, no Paraná, 40% das Câmaras Municipais ainda não possuem portal na internet. Com isso, elas estão descumprindo as exigências das leis de Transparência e Acesso à Informação.

Além da questão legal, estas ferramentas possibilitam maior interação entre as Câmaras, os vereadores e a população. O Portal Modelo, por exemplo, permite a transmissão das sessões pela TV e pela rádio legislativas.

 

Programação

A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para seus colegas de Câmaras vizinhas.

Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.