Sala de Videoconferência do Interlegis é utilizada em reunião sobre Desenvolvimento Sustentável

Especialistas de oito países participam em suas cidades sedes, da reunião

Na tarde desta sexta-feira, 12, a videoconferência do Programa Interlegis, em Brasília,  foi utilizada para a realização de reunião presidida pelo  ministro Antonio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes de oito países.

Mais cedo, o ministro Herman havia participado do Colóquio Internacional sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na qual  afirmou que o Brasil deve ser o primeiro país a colocar em lei os ODSs, atualmente em debate na Organização das Nações Unidas (ONU).

A definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi feita ao final da conferência Rio+20, em 2012, que ocorreu 20 anos depois da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. O documento inicial, com os 17 objetivos e 169 metas, permanece em discussão.

Como desdobramento dessa conversa, o ministro veio ao Interlegis a fim de usar o equipamento de videoconferência para conversar com especialistas que estavam na Austrália, EUA, Guatemala, Suíça, Finlândia, Peru, México e Reino Unido e discutir temas referentes ao Congresso Mundial de Juízes e Meio Ambiente, que irá acontecer em 2016, no Rio de Janeiro.

Elga Lopes, diretora-executiva do ILB – Instituto Legislativo Brasileiro, órgão executor do Programa Interlegis, apresentou a proposta de tornar os colóquios ações permanentes de atualização e desenvolvimento do tema, em parceria com ILB. Também disponibilizou a videoconferência do Interlegis para novas discussões, inclusive com Assembleias Legislativas. A proposta está em sintonia com o interesse do ministro de ampliar a discussão e envolver administradores públicos e legisladores.