ILB lança tutorial on line sobre Portal Modelo
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) acaba de lançar um tutorial sobre Portal Modelo. O novo conteúdo foi desenvolvido a fim atender à crescente demanda de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas que estão adotando a ferramenta tecnológica Portal Modelo, desenvolvida pelo Programa Interlegis, para a criação de sites de casas legislativas.
O Portal Modelo já está em sua terceira versão. Melhorias na ferramenta, desenvolvida em software livre, são sugeridas e até desenvolvidas pelos usuários e disponibilizadas na comunidade virtual Colab, o que garante a constante evolução do produto. Atualmente 829 casas legislativas, entre Câmaras e Assembleias, usam o Portal Modelo.
Em 2014, o Programa Interlegis lançou o pacote permanente de serviços, SoluçãoWeb, que incluía Portal Modelo, serviço de hospedagem de site e domínio próprio, o “.leg”. A campanha foi desenvolvida objetivando alcançar a erradicação, a longo prazo, da exclusão digital que afeta mais da metade das câmaras municipais do país. Levantamento feito pelo Interlegis no início de 2014 demonstrava que aproximadamente 2800 câmaras municipais brasileiras não possuíam site na internet.
Embora o Portal Modelo seja de simples utilização, nesse mesmo ano o ILB promoveu por meio do Programa a realização de 10 oficinas de treinamento, capacitando centenas de servidores a utilizarem a ferramenta. Também realizou a primeira oficina de Multiplicadores, em Brasília.
Com o lançamento do novo material, a campanha ganha um reforço. O tutorial é composto de quatro módulos, com vídeos, glossário, fórum e até exercícios de fixação a fim de habilitar o usuário a personalizar, gerir conteúdo e atualizar o site da Câmara Municipal ou da Assembleia Legislativa.
Simone Dourado, coordenadora de Ensino a Distância do ILB explica que o tutorial servirá de instrumento de apoio aos usuários do Portal Modelo, contribuído para a transparência das informações disponíveis em todas as Casas Legislativas.
Acesse www.senado.leg.br/ead para se cadastrar . “Além de orientações sobre o suporte técnico, ao final da leitura todos terão direito a um certificado de participação”, avisa Simone.
Espero tê-lo antendido.
Letícia Borges - Serviço de Informação e Divulgação