Assembleia de Alagoas busca ajuda do Senado para se modernizar
O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Luiz Dantas, definiu como prioridade de sua gestão a parceria com o Programa Interlegis, para modernizar e dar transparência às ações da Casa. Acompanhado de outros membros da mesa diretora, ele pediu o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros, para reforçar a atuação do Interlegis em Alagoas. Depois da audiência, a comitiva tratou da reativação do convênio com Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsável pela gestão do Programa.
“Queremos a marca da seriedade e da competência do Interlegis e este é o objetivo da nossa visita”, acrescentou o deputado Inaldo Bulhões, também integrante da Mesa da Assembleia. Segundo ele, a Assembleia está defasada tecnologicamente, sem mecanismos de acompanhamento do processo legislativo, entre outros. “Temos, inclusive, ordem judicial para colocarmos no ar um portal da transparência, que também não dispomos”.
O convênio com o Interlegis vai possibilitar um pedido de mais prazo à Justiça, acrescentou. Isto porque o Interlegis vai dar treinamento a servidores da Assembleia para que ela coloque no ar um novo site, o Portal Modelo, que foi desenvolvido pelos técnicos do Programa e é disponibilizado gratuitamente. O Portal já traz na sua configuração o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que informatiza todo o processo interno de uma casa legislativa.
De acordo com o vice-presidente da Assembleia, Ronaldo Medeiros, as grandes prioridades da atual gestão são o resgate da credibilidade da casa e a parceria com o Interlegis, que vai ajudar neste processo, na medida em que vai possibilitar a modernização e a transparência da instituição.
O Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis, Francisco Biondo, explicou que será necessário reativar o convênio com a Assembleia, que está expirado, mas que esta é uma providência simples. E, a partir daí, será possível organizar, provavelmente em abril, duas oficinas de treinamento em Portal Modelo e em SAPL. Depois de uma semana, os funcionários da Assembleia estarão aptos a operar as duas ferramentas.
Para Helder Rebouças, dar o suporte à Assembleia neste processo de modernização é um grande desafio, que será, depois, estendido às Câmaras Municipais de Alagoas, um Estado com um alto índice de exclusão digital.