Câmara de Mateus Leme (MG) quer ser polo de treinamento para os produtos Interlegis

Revisão dos marcos jurídicos também é prioridade

Situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Mateus Leme, de 27 mil habitantes, quer reunir diversas Câmaras Municipais próximas para a realização de oficinas de treinamento para adotar os produtos tecnológicos oferecidos pelo Programa Interlegis. O presidente da Câmara, Cristiano Leonardo, esteve nesta quarta-feira, 08/04, na sede do Programa para discutir a realização da parceria.

A Câmara de Mateus Leme possui um portal na internet que é gerido por uma empresa particular e iria fazer uma licitação para contratar um novo. Ao saber, no entanto, que o Portal Modelo – ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Interlegis para as casas legislativas – é disponibilizado gratuitamente, o presidente não teve dúvida: vai adotá-lo, além de sugerir que as Câmaras das cidades vizinhas façam o mesmo.

Cristiano Leonardo disse que vai pedir ao senador Aécio Neves apoio para que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que gerencia o Programa Interlegis, realize oficinas de treinamento para os servidores das casas legislativas da região. Ele acredita que pode reunir pelo menos dez durante uma semana, depois da qual os servidores estão capacitados para gerir os sites das Câmaras.

O Interlegis criou um pacote de ações para que as Câmaras Municipais deixem o estado de exclusão digital que atinge quase metade delas em todo o país. É a Solução Web Interlegis, que oferece o Portal Modelo, a hospedagem no datacenter em Brasília, a adoção do domínio .leg.br e o treinamento.

O presidente da Câmara mostrou interesse também no trabalho – que também é desenvolvido pelo Interlegis gratuitamente – de revisão e atualização do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica Municipal. Na sua opinião, estas são ações para modernizar a Câmara e, com isso, aproximar o cidadão da Casa.

Os servidores Patrícia Boureau e Janary Nunes, da Coordenação de Planejamento e Fomento do Programa Interlegis, receberam o presidente da Câmara de Mateus Leme e apresentaram a ele os serviços e produtos oferecidos às casas legislativas.