Câmara Municipal de Joinville (SC) quer ampliar parceria com o Interlegis

Levi Rioschi, presidente da Escola do Legislativo, pretende reforçar capacitação
Câmara Municipal de Joinville (SC) quer ampliar parceria com o Interlegis

Vereador conhece funcionamento do SAPL

Presidente da Escola do Legislativo (SC) e 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara de Joinville, o vereador Levi Rioschi, fez nesta quarta-feira uma visita à sede do Programa Interlegis para aproximar as duas instituições. Em princípio, seu principal interesse é nas ações de capacitação que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) oferece, mas ele não descarta o uso futuro dos produtos tecnológicos oferecidos pelo Programa para as casas legislativas.

“Temos uma experiência nova com a Escola, que é de 2011, e queremos reforçar a capacitação tanto tos servidores quanto dos vereadores”, disse ele. Levi Rioschi contou que a Escola mantém alguns projetos de sucesso como o da Câmara Mirim e o do “Legislativo vai à escola”, mas que a ideia é fazer dela um espaço de debates.

O servidor Adalberto de Oliveira, da Coordenação de Planejamento e Fomento do Interlegis, que recebeu o vereador, fez também uma apresentação sobre o pacote de produtos e serviços que o Interlegis/ILB oferece gratuitamente às casas legislativas, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Segundo Adalberto, o SAPL, que faz a gestão da atividade legislativa e foi aperfeiçoado ao longo dos anos pelos próprios servidores de Câmaras de todo o país, pode funcionar independentemente do Portal Modelo. No entanto, acrescentou, o Portal desenvolvido pelos técnicos do Interlegis em software livre é uma ferramenta de última geração, feito especialmente para as casas legislativas e gratuito.

A Câmara de Joinville não usa estes produtos, mas o vereador Levi Rioschi gostou do que foi exposto e disse que levaria à Mesa Diretora a discussão sobre a possibilidade de mudança. Nesta quinta-feira, o vereador ainda terá um encontro com o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga, que também é diretor da Gráfica do Senado.